Salada Verde

A caminho de Cancun

Em uma das últimas rodadas de negociações antes de nova conferência da ONU sobre mudanças climáticas, dúvidas sobre metas de redução ainda persistem.

Redação ((o))eco ·
4 de outubro de 2010 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
A secretária-executiva da UNFFCC, Christiana Figueres: "Governos precisam retomar confiança uns nos outros" (foto: ISSD)
A secretária-executiva da UNFFCC, Christiana Figueres: "Governos precisam retomar confiança uns nos outros" (foto: ISSD)

Começou nesta segunda-feira, na cidade Tianjin, China, mais uma rodada de negociação da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. O encontro precede a 16o Conferência da Partes (COP 16) que ocorrerá em novembro em Cancun no México, onde será debatida a implementação do controvertido acordo de Copenhague, firmado no fim do ano passado. O documento estabelece um objetivo de se evitar um aumento na temperatura global acima dos 2oC centígrados sobre os níveis pré-industriais. Para tanto, falta ainda o estabelecimento formal das metas de redução de emissões de gases de efeito estufa por cada país.

Leia a cobertura completa da Conferência de Copenhague

O principal problema segue sendo a baixa ambição generalizada. De acordo com cálculos feitos pelo Greenpeace, com as atuais metas apresentadas, o mundo ainda estará produzindo, em 2020, algo entre 7% e 14% a mais da quantidade de carbono necessária para estabilizar o clima do planeta. Ou em outras palavras, a temperatura será 3oC mais alta e não 2oC como o acordado em Copenhague.

 A análise das organizações ambientalistas é de que as propostas não vão melhorar se 1) os Estados Unidos não mostrarem compromisso total com a redução de emissões e 2) se não houver acordo sobre a continuidade do Protocolo de Kyoto após 2012. No primeiro caso, depende apenas do presidente Barack Obama mostrar políticas a seu alcance, visto que uma legislação nacional não foi aprovada no Senado americano.

Já questão legal – ou seja se haverá um novo protocolo ou se permanece Kyoto – não será resolvida ainda este ano. A própria secretária-executiva da Convenção do Clima, Christiana Figueires, mencionou em seu discurso de abertura nesta segunda que os governos precisam retomar a confiança entre eles para que as negociações de fato possam avançar. “Governos precisam concordam sobre o que é possível em Cancun e como isso será realizado de uma maneira politicamente balanceada”, disse. (Gustavo Faleiros)

Link – Vídeo 
Conferência de imprensa com a secretária executiva da Convenção das Nações Unidas, Christiana Figueres.

Leia também

Salada Verde
15 de abril de 2024

MMA revoga normas de Bolsonaro que dificultavam aplicação de multas ambientais

Mudanças foram publicadas no Diário Oficial nesta segunda-feira (15). Durante gestão anterior, aplicação de multas ambientais na Amazônia caiu 93%

Reportagens
15 de abril de 2024

Área de mangue bem conservado cresce 33% na APA Guapi-Mirim, na Baía de Guanabara

Proteção assegurada por unidades de conservação favoreceu regeneração natural; Atividades do Gaslub (antigo Comperj) ameaçam APA e Esec Guanabara

Reportagens
15 de abril de 2024

Destruição do Cerrado emperra mega corredor da onça-pintada

É inadiável ampliar unidades de conservação e melhor alocar a vegetação legalmente protegida para salvar espécies nativas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.