Salada Verde

10 mil peixes morrem no RS

Mais uma vez, rio dos Sinos é palco de mortandade em massa. Técnicos desconfiam de descarga química no rio, mas excesso de sedimentos não está descartado.

Redação ((o))eco ·
11 de novembro de 2010 · 13 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Foto do Comando da Polícia Militar mostra o rio dos Sinos turvado nesta quarta feira
Foto do Comando da Polícia Militar mostra o rio dos Sinos turvado nesta quarta feira
 

Porto Alegre -Na manhã de quarta-feira (10), milhares de peixes foram encontrados mortos no Vale do Rio dos Sinos, em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. No mesmo dia durante à tarde, o Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM) realizou um sobrevoo em Novo Hamburgo e São Leopoldo. A partir da vista aérea, o CAMB constatou que os animais estavam escoando no sentido do Arroio Preto, em Novo Hamburgo, para o Rio dos Sinos (foto), mas a mortalidade de peixes já havia estagnado. A estimativa é de que morreram em torno de 10 mil peixes.

A causa das mortes ainda não foi analisada, mas pelas características dos animais vitimados a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) acredita que carga química pode ter sido lançada, de forma clandestina, no rio. Isso porque há manchas de hemorragia nos animais, o que segundo a bióloga da Fepam, Cleonice Kazmirczak, indica que eles não morreram de asfixia. No entanto, antes da análise oficial, ainda há a hipótese de falta de oxigenação na água em decorrência de matéria orgânica, oriunda de residências e indústrias, lançada em arroios da região que deságuam no Rio dos Sinos, devido à intensa chuva de terça-feira (09).

Durante à tarde desta quinta-feira (11), uma equipe de técnicos da Fepam estará no local fazendo a vistoria. O relatório com os resultados da análise deve sair nesta quinta. (Flávia Moraes)

Saiba mais
A maior condenação para o maior crime
45 anos sem Henrique Luis Roessler

Leia também

Notícias
19 de abril de 2024

Levantamento revela que anta não está extinta na Caatinga

Espécie não era avistada no bioma havia pelo menos 30 anos. Descoberta vai subsidiar mudanças na avaliação do status de conservação do animal

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Salada Verde
19 de abril de 2024

Museu da UFMT lança cartilha sobre aves em português e em xavante

A cartilha Aves do MuHna, do Museu de História Natural do Araguaia, retrata 10 aves de importância cultural para os xavante; lançamento foi em escola de Barra do Garças (MT)

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.