Salada Verde

Assembleia Geral da ONU fortalece PNUMA

O novo conselho administrativo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) agora é aberto a todos os 193 Estados Membros.

Redação ((o))eco ·
14 de março de 2013 · 13 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
 Nova sede do PNUMA em Nairóbi, no Quênia.  Foto: Divulgação/ONU.
Nova sede do PNUMA em Nairóbi, no Quênia. Foto: Divulgação/ONU.

Como parte da resolução da Rio+20 de fortalecer o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o conselho administrativo do programa acaba de ganhar um novo nome, passando a se chamar Assembleia Ambiental das Nações Unidas do PNUMA e terá a participação de todos os 193 Estados Membros da ONU.

Antes, a participação no conselho era restrita a 58 países membros. A nova resolução foi aprovada pela Assembleia Geral da ONU nesta quinta-feira (14) e não altera as funções do corpo de funcionários do PNUMA, nem seu mandato, objetivos e propósitos.

A mudança atende a decisão dos governos presentes na I Sessão Universal do Conselho Administrativo do PNUMA, realizada no mês passado em Nairóbi. Na ocasião, foram discutidos os resultados da Conferência Rio+20, realizado em junho do ano passado, no Rio de Janeiro.

A participação universal foi decidida na Assembleia Geral da ONU em dezembro passado. Foi assegurado formalmente o objetivo de desvincular, nos próximos 10 anos, o crescimento econômico do uso insustentável de recursos naturais, conhecida como Quadro de 10 Anos de Programas para Produção e Consumo Sustentáveis (10 YFP for SCP, em inglês).

Os Estados Membros cobraram do PNUMA dados e diagnósticos ambientais compreensivos e embasados, para serem apresentados a comunidade internacional.

 

Leia também

Notícias
19 de dezembro de 2025

STF derruba Marco Temporal, mas abre nova disputa sobre o futuro das Terras Indígenas

Análise mostra que, apesar da maioria contra a tese, votos introduzem condicionantes que preocupam povos indígenas e especialistas

Análises
19 de dezembro de 2025

Setor madeireiro do Amazonas cresce à sombra do desmatamento ilegal 

Falhas na fiscalização, ausência de governança e brechas abrem caminho para que madeira de desmate entre na cadeia de produção

Reportagens
19 de dezembro de 2025

Um novo sapinho aquece debates para criação de parque nacional

Nomeado com referência ao presidente Lula, o anfíbio é a 45ª espécie de um gênero exclusivo da Mata Atlântica brasileira

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.