Salada Verde

Assembleia Geral da ONU fortalece PNUMA

O novo conselho administrativo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) agora é aberto a todos os 193 Estados Membros.

Redação ((o))eco ·
14 de março de 2013 · 11 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
 Nova sede do PNUMA em Nairóbi, no Quênia.  Foto: Divulgação/ONU.
Nova sede do PNUMA em Nairóbi, no Quênia. Foto: Divulgação/ONU.

Como parte da resolução da Rio+20 de fortalecer o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o conselho administrativo do programa acaba de ganhar um novo nome, passando a se chamar Assembleia Ambiental das Nações Unidas do PNUMA e terá a participação de todos os 193 Estados Membros da ONU.

Antes, a participação no conselho era restrita a 58 países membros. A nova resolução foi aprovada pela Assembleia Geral da ONU nesta quinta-feira (14) e não altera as funções do corpo de funcionários do PNUMA, nem seu mandato, objetivos e propósitos.

A mudança atende a decisão dos governos presentes na I Sessão Universal do Conselho Administrativo do PNUMA, realizada no mês passado em Nairóbi. Na ocasião, foram discutidos os resultados da Conferência Rio+20, realizado em junho do ano passado, no Rio de Janeiro.

A participação universal foi decidida na Assembleia Geral da ONU em dezembro passado. Foi assegurado formalmente o objetivo de desvincular, nos próximos 10 anos, o crescimento econômico do uso insustentável de recursos naturais, conhecida como Quadro de 10 Anos de Programas para Produção e Consumo Sustentáveis (10 YFP for SCP, em inglês).

Os Estados Membros cobraram do PNUMA dados e diagnósticos ambientais compreensivos e embasados, para serem apresentados a comunidade internacional.

 

Leia também

Reportagens
7 de maio de 2024

Organização inicia debates sobre a emergência climática nas eleições municipais

“Seminários Bússola para a Construção de Cidades Resilientes”, transmitidos pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade, começaram nesta segunda e vão até sexta, das 18 às 20h

Reportagens
7 de maio de 2024

Encurraladas por eucalipto, comunidades do Alto Jequitinhonha lutam para preservar modo de vida comunitário

Governo militar, nos anos 1970, fomentou a implantação de monocultivos de eucaliptos para fornecer matéria-prima ao complexo siderúrgico

Reportagens
7 de maio de 2024

Da contaminação por pó de broca à luta ambiental: a história de um ambientalista da Baixada Fluminense

Em entrevista a ((o))eco, o ambientalista José Miguel da Silva fala sobre racismo ambiental, contaminação e como é militar pelo meio ambiente em um município da Baixada Fluminense

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.