Salada Verde

Anderson Torres é alvo de fiscalização do Ibama

Alvo de operação que investiga a criação de aves, ex-ministro irá responder por utilizar animais em desacordo com autorização obtida, inserção de dados falsos no sistema e por mutilação

Michael Esquer ·
24 de fevereiro de 2023 · 1 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O ex-ministro da Justiça de Jair Bolsonaro, Anderson Torres, irá responder por utilizar animais em desacordo com a autorização obtida, inserção de dados falsos e por mutilação. Esse é o resultado de ação de fiscalização realizada hoje (24) pelo Ibama na casa de Torres, em Brasília, onde era mantido um criatório de aves. 

De acordo com a assessoria do Ibama, a ação é fruto de investigação que teve início ainda em 2022, quando foram identificadas informações inconsistentes no Sispass (Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadores de Pássaros). 

A ((o))eco, o presidente do órgão, Rodrigo Agostinho, disse que Torres tinha um criatório de passeriformes registrado no nome dele. “Na vistoria de hoje foram encontradas muitas irregularidades e por isso foi feito o auto de infração”, disse. 

O presidente do Ibama explicou que as aves criadas em cativeiro recebem uma anilha, que é colocada na pata do animal para a sua identificação junto ao órgão ambiental. Nas aves, esse dispositivo é instalado quando elas são jovens, porque depois fica difícil, quase impossível. “Várias aves estavam com problemas relacionados à anilha, a registros”, contou ele sobre o criatório encontrado na casa do ex-ministro. 

Na fiscalização realizada hoje, o Ibama, com o apoio do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), encontrou cerca 60 aves mantidas no criadouro, sendo que uma delas tinha a pata mutilada.

Por conta disso, o Ibama aplicou autuações, embargou a atividade e determinou por meio de notificação que sejam apresentadas informações sobre animais registrados no sistema que não foram encontrados no local.

Transferência recente

Em análise detalhada feita pelos agentes do Ibama, também foi constatada outra descoberta sobre o criatório: “Ele transferiu do nome dele para o da mãe recentemente”, disse Agostinho. Segundo a assessoria do órgão, ambos teriam ultrapassado o limite de transferência estabelecido para criadores amadoristas, que é de 35 pássaros, segundo normativa do Ibama.

Tanto o ex-ministro como a mãe, segundo o Ibama, informaram o mesmo endereço nos registros de criação das aves. Esse mesmo endereço ainda era compartilhado com um criadouro comercial, prática que é proibida pela legislação, segundo o órgão ambiental.

((o)eco entrou em contato com o advogado de Anderson Torres, mas até o fechamento da matéria não houve manifestação sobre o assunto. O espaço segue aberto.  

  • Michael Esquer

    Jornalista pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com passagem pela Universidade Distrital Francisco José de Caldas, na Colômbia, tem interesse na temática socioambiental e direitos humanos

Leia também

Notícias
20 de janeiro de 2023

Operação do Ibama e da PF apreende macacos de Nicole Bahls por origem ilegal

Nicole possuía dois filhotes de macaco-prego em seu sítio, na região metropolitana do Rio. Em vídeo nas redes, a influenciadora afirmou que não sabia da origem ilegal dos animais, que ganhou de presente

Salada Verde
13 de maio de 2019

Após investigação do Ibama, empresa de Celulose perde selo mundial

Jari Celulose é acusada de extração ilegal de madeira e violação de direitos humanos. Empresa se defende e diz que vai buscar certificado novamente

Notícias
2 de junho de 2021

Alvo de operação da PF, assessor de Salles pede exoneração do Ministério do Meio Ambiente

Leopoldo Penteado Butkiewicz está sendo investigado no inquérito que apura facilitação na exportação ilegal de madeira. Assessor também foi denunciado por servidor do Ibama à corregedoria do órgão

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. José Honorato diz:

    Que bom ver o Ibama atuando e autuando novamente. Fiquei interessado em saber se a mãe do ex-ministro também foi autuada.