O Projeto Baleia Jubarte sediará entre os dias 03 e 05 de agosto o Simpósio Internacional sobre Turismo de Observação de Baleias: Desafios e Oportunidades para o Continente. O encontro será realizado na Praia do Forte, na Bahia e coincide com a abertura da temporada reprodutiva de baleias Jubartes, na Bahia, e das Francas, em Santa Catarina.
O turismo de observação de baleias gera atualmente mais de dois bilhões de dólares em ingressos para comunidades costeiras em mais de 100 países e territórios, além disso, possui a América Latina como uma das principais áreas de expansão dessa atividade. Por isso, o evento contará com a participação de especialistas e de operadores turísticos de países como a Argentina, Brasil, Chile, Equador e Uruguai, que debaterão sobre os desafios, oportunidades e rumos desta modalidade de Ecoturismo.
A abertura do Simpósio será feita por Adalberto “Peke” Sosa, uma das maiores autoridades no tema e pioneiro da implantação do turismo de baleias no continente. Peke iniciou os passeios turísticos com baleias na Patagônia há mais de quarenta anos. O passeio atrai mais de 130 mil turistas por ano à região.
As inscrições para o evento são gratuitas e poderão ser feitas pelo e-mail [email protected]. A inscrição não cobre refeições e a saída de campo, que pode ser contratada diretamente pelos interessados durante o Simpósio.
Programação
03 de agosto
10:30 – Cerimônia de Abertura com autoridades regionais.
11:00 – Palestra Magna: Adalberto “PekeSosa”, fundador do turismo de observação de baleias na Península Valdés, Argentina: Uma Vida Entre Baleias.
12:00 – Sergio Cipolotti, Instituto Baleia Jubarte: A Evolução do Turismo de Observação de Baleias no Nordeste do Brasil.
13:00 – Almoço
14:30 – Rodrigo García Píngaro, Organización para la Conservación de Cetáceos -Uruguay: Desenvolvimento do Turismo de Baleias Embarcado e por Terra no Uruguai.
15:30 – Júlio Cesar Vicente, Associação de Guias de Turismo da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca: Desafios e Oportunidades na Observação das Baleias Francas no Brasil.
16:30 – Coffee-break
17:00 – Fernando Varsky, Guia Baleeiro em Porto Pirâmide, Argentina: Projeto Patagônia Documental, Banco de imagens destinadas ao uso científico e informativo.
18:00 – Encerramento dos trabalhos
20:00 – Recepção e janta dos palestrantes convidados no restaurante do Projeto TAMAR.
04 de agosto
11:00 – Cristina Castro, Pacific Whale Foundation: Turismo de Baleias no Equador: A História de Sucesso de Puerto Lopez.
12:00 – Marinella Maldonado Ossandón, Mar y TIerraExpediciones, Chile: Baleias, Vida Selvagem e Comunidade na CaletaChañaral.
13:00 – Almoço
14:30 – José Truda Palazzo, Jr., Instituto Baleia Jubarte, Brasil: A Evolução do Uso Não-Letal dos Cetáceos na Comissão Internacional da Baleia e o Papel da América Latina.
15:30 – Mesa Redonda: Turismo de Observação de Baleias na América Latina: Status, Tendências e Caminhos para Ampliar a Cooperação Regional.
16:30 – Coffee-break
17:00 – Leitura, discussão e aprovação da Carta da Praia do Forte sobre o Uso Não-Letal dos Cetáceos na América Latina.
18:00 – Encerramento do Simpósio – Roda de Capoeira e Abertura da Festa da Baleia Jubarte – Temporada 2017.
05 de agosto
09:30 – Saída de campo para observação de baleias com operadora turística local.
Leia Também
Leia também
O Futuro das Baleias e um Tratado de Outro Planeta
Convenção Internacional da Baleia foi escrita em 1946 e é regida por normas definidas para um planeta que já não existe mais →
População de Baleia Jubarte continua crescendo
O número de nascimento dos mamíferos poderá chegar a até 2 mil filhotes esse ano, contribuindo para a recuperação da espécie. →
Baleia-jubarte: a baleia artística
A homenageada da semana em ((o))eco é uma artista completa: canta e dança. E estivemos muito próximos de perder seu espetáculo para sempre. →