Nova espécie de mini sapo é descoberta e já está ameaçada

Descoberto em Santa Catarina, pequeno anfíbio com cerca de 1 centímetro de comprimento é vulnerável às mudanças climáticas e alterações no habitat.

18 de agosto de 2015 · 9 anos atrás
Brachycephalus quiririensis foi descoberto nas montanhas da na Serra do Quiriri, em Santa Catarina. Crédito: Luiz Fernando Ribeiro/Fundação Grupo Boticário.
Brachycephalus quiririensis foi descoberto nas montanhas da na Serra do Quiriri, em Santa Catarina. Crédito: Luiz Fernando Ribeiro-Fundação Grupo Boticário.

Após dois meses da descoberta e divulgação de 7 novas espécies de sapinhos do gênero Brachycephalus exclusivos da Mata Atlântica, pesquisadores da Universidade Federal do Paraná apresentam outro achado: o minúsculo Brachycephalus quiririensis, encontrado na Serra do Quiriri, em Santa Catarina, descrito na quinta-feira passada (06) na revista científica PeerJ.

A nova espécie é endêmica da região montanhosa onde foi descoberta, mas mudanças no habitat e no clima da região ameaçam sua existência. O Brachycephalus quiririensis necessita do ambiente frio e úmido para sobreviver, mas a área sofre pressão por conta das plantações de pinus e da pecuária.

“A espécie é bastante sensível às mudanças do clima e pode já estar ameaçada de extinção”, diz Márcio Pie, pesquisador associado do Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e um dos responsáveis pela descoberta.

Assim como as outras espécies do gênero, o Brachycephalus quiririensis é um nanico que mede pouco mais de um centímetro. Sua característica mais marcante e que o diferencia das demais é a coloração: possui corpo marrom com tonalidade esverdeada e uma faixa grossa de cor laranja. “Ainda não temos confirmação, mas acreditamos que esse tom forte seja para indicar aos predadores que ela é venenosa e, assim, se proteger”, explica Pie.

Com vocês, o nanico Brachycephalus quiririensis. Crédito: Luiz Fernando Ribeiro/Fundação Grupo Boticário

A vulnerabilidade não é particular dessa espécie. Os anfíbios de maneira geral são considerados bons bioindicadores justo por serem sensíveis às alterações no ambiente. A ausência de anfíbios pode indicar desequilíbrio em um ecossistema.

A primeira medida para se proteger uma espécie é conhecê-la. Esse é o objetivo do projeto da ONG Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais, que funciona com apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. A pesquisa busca verificar a diversidade de espécies de anfíbios que vivem em montanhas, desde o sul de São Paulo até o norte catarinense.

Artigo científico: A new species of Brachycephalus (Anura: Brachycephalidae) from the Quiriri mountain range of southern Brazil