Salada Verde

Federação de produtores rurais do Pará preside órgão que media conflitos agrários no estado

Ministério Público e Defensorias contestam nomeação da Faepa para a função, por entenderem que entidade pode ser parcial em suas decisões

Cristiane Prizibisczki ·
12 de maio de 2023
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Os Ministérios Públicos Federal (MPF) e do Estado do Pará (MPE), em conjunto com as Defensorias Públicas da União (DPU) e do Estado (DPE/PA) entraram, na última quarta-feira (10), com um questionamento no Tribunal de Justiça do Estado (TJPA) sobre a nomeação da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa) para a presidência de uma comissão do TJPA que é responsável por mediar conflitos agrários no estado.

Segundo os MPs e as Defensorias, a Federação tem uma “parcialidade presumida” e, portanto, não poderia prestar apoio ao juiz nos processos que envolvem conflitos agrários. Segundo os autores do questionamento, a nomeação da Faepa também contraria normas do próprio Tribunal de Justiça do Pará, além de ir contra decisões do Superior Tribunal de Justiça e contra o que diz a Constituição Federal.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Pará representa e defende a classe produtora rural no estado, de forma a promover o agronegócio paraense.

Entenda o caso

No final de 2022, o Superior Tribunal Federal (STF) decidiu que os Tribunais de Justiça dos estados deveriam retomar os processos de reintegração de posse e conflitos agrários que haviam sido paralisados durante a pandemia da Covid-19. A medida havia sido tomada em 2021, por meio de uma ação proposta pelo PSOL no STF, a fim de evitar despejos coletivos durante a crise sanitária.

Como medida para essa “retomada gradual” dos processos, os Tribunais dos estados deveriam criar comissões para assessorar os juízes na tomada de decisões. No dia 2 de maio, o Tribunal de Justiça do Pará determinou, por sorteio, que a Faepa seria a presidente de um desses colegiados de assessoramento, ação que é o alvo do questionamento em curso.

  • Cristiane Prizibisczki

    Cristiane Prizibisczki é Alumni do Wolfson College – Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde participou do Press Fellow...

Leia também

Salada Verde
4 de maio de 2023

Inquérito sobre ONG de Alter do Chão é arquivado pelo Ministério Público do Pará

Cerca de oito mil documentos do Projeto Saúde & Alegria, referentes a 10 anos de contas, foram analisados, sem que indícios de fraude tivessem sido encontrados

Notícias
31 de janeiro de 2023

Em 12 anos, Pará só recuperou um dos mais de 10 mil imóveis cancelados por grilagem no estado

Pesquisa revela caos na política fundiária paraense. Líder no desmatamento da Amazônia, estado não sabe o status de 10.396 imóveis registrados ilegalmente

Notícias
21 de setembro de 2022

Sob Bolsonaro, extração ilegal de madeira em áreas protegidas do Pará aumenta 1000%

Cerca de 40% da exploração madeireira no estado como um todo aconteceu de forma ilegal, mostra levantamento de instituições ambientais divulgado nesta quarta-feira (21)

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.