Salada Verde

Filhote de maria-faceira é encontrado abandonado em MS

Aos bombeiros, morador disse que filhote teria sido abandonado pelos pais após ter caído do ninho. Ave foi encontrada no chão

Michael Esquer ·
12 de dezembro de 2022 · 1 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Um filhote de maria-faceira (Syrigma sibilatrix) foi resgatado depois de ser encontrado caído no chão, no município de Ivinhema, no Mato Grosso do Sul. A ave foi levada até o quartel do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) da cidade após ter sido encontrada por um morador.

À Polícia Militar Ambiental (PMA), o CBM disse que o morador tinha encontrado o filhote próximo de casa, no último sábado (10). Ainda conforme os bombeiros, o homem disse que a ave teria caído do ninho, e que os pais não tinham voltado para alimentá-la. O filhote não conseguia voar. 

De acordo com a PMA, o exemplar tratava-se da espécie de garça-real (Ardea cinerea). A ((o)) eco, no entanto, especialistas afirmaram tratar-se de uma maria-faceira. 

“É maria-faceira […] a garça-real tem íris mais escura e não tem a ponta do bico preta. De qualquer forma, a garça-real que ocorre aqui seria a garça-real-neotropical (Philerodius pileatus)”, explica o ornitólogo Guilherme Brito, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

“Mesmo filhotão, é fácil de identificar pelo bico bicolor com base rosada, área em volta do olho acinzentada. Além dos detalhes, a garça-moura-européia é um bicho bem maior”, acrescenta o biólogo Luciano Lima. 

O animal foi recolhido pela PMA e ainda deve ser encaminhado ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), que fica em Campo Grande. O animal será reintroduzido em seu habitat natural, quando possível, informou a instituição policial.

Sobre a maria-faceira

A maria-faceira mede entre 53 e 64 centimetros. No Brasil, é a única garça com este padrão de coloração. Ainda conforme o Wikiaves, o nome popular está ligado às cores da cabeça da ave: face azul-claro brilhante, coroa cinza-escuro ou preta, que segue com longas penas ornamentais curvas e rígidas, com pontas amarelas ou brancas. O bico da maria-faceira é longo e delgado, de cor rósea e com mancha azul-violeta na ponta. Já a plumagem da garganta, pescoço e partes inferiores são amareladas. Sua área de ocorrência vai da Venezuela e Colômbia até o Brasil, Paraguai, Bolívia e Argentina.

*ERRAMOS (Atualizada às 20h44): Diferentemente do que informava a matéria anteriormente, a ave encontrada trata-se de um exemplar de maria-faceira (Syrigma sibilatrix) e não de garça-real (Ardea cinerea), como tinha informado a PMA.

  • Michael Esquer

    Jornalista pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com passagem pela Universidade Distrital Francisco José de Caldas, na Colômbia, tem interesse na temática socioambiental e direitos humanos

Leia também

Salada Verde
15 de setembro de 2022

Sem mãe, filhote de onça-parda é encontrado em fazenda no Pantanal

Fazendeiro encontrou oncinha próximo a sede da propriedade. Animal, que estava com sede e fome, foi encaminhado para Centro de Reabilitação de Animais Silvestres

Reportagens
7 de dezembro de 2022

Pesquisadores fazem registro inédito de jacaré-anão na planície inundável do Pantanal

Levantamento fez quase uma centena de registros do menor jacaré do mundo na Estação Ecológica de Taiamã. Até então, espécie tinha ocorrência restrita aos entornos do bioma

Salada Verde
14 de fevereiro de 2019

Encurralado por cães, filhote de onça-pintada é resgatado em Mato Grosso

Felino estava perambulando sozinho em assentamento quando foi resgatado por agentes da Secretaria de Meio Ambiente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.