Salada Verde

Ministério abre chamada para criação e ampliação de UCs na Amazônia

O edital visa identificar governos estaduais e municipais da Amazônia Legal interessados em criar e/ou ampliar unidades de conservação em seus territórios

Duda Menegassi ·
20 de junho de 2025
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), publicou um edital para promover a criação e/ou ampliação de unidades de conservação na Amazônia Legal. A chamada é voltada para os governos estaduais e municipais interessados em novas ou maiores UCs nos seus territórios – em diferentes estágios de planejamento – e que desejam receber apoio técnico/institucional do ministério.

O apoio pode incluir a elaboração de estudos socioambientais e fundiários; suporte à articulação social e institucional; planejamento e realização de consultas públicas; e apoio técnico/jurídico na formalização administrativa das propostas

Além disso, as UCs que vierem a ser criadas ou ampliadas no âmbito da chamada poderão receber apoios complementares para a implementação de ações iniciais de gestão, tais como a elaboração do plano de manejo, a formalização de conselho gestor e consultoria para o planejamento de instalação de infraestrutura de visitação, conforme disponibilidade de recursos e prioridades institucionais, detalha o edital.

O edital faz parte do projeto “Criação e Implementação de Áreas Protegidas e Identificação de Áreas Conservadas Baseadas na Abordagem de Paisagens Integradas Sustentáveis na Amazônia”, coordenado pelo MMA/ICMBio e executado em parceria com o IICA e apoio da filantropia internacional. 

Os interessados devem acessar a Manifestação de Interesse nº 87/2025, disponível na plataforma do IICA e preencher o formulário online.

Segundo dados do painel do Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC), há somente 157 UCs estaduais e 47 municipais em todo a Amazônia.

Ainda de acordo com levantamento do ministério, há mais de 12 milhões de hectares de Florestas Públicas Não Destinadas (FPND) localizadas em um raio de 30 km das sedes municipais na Amazônia Legal, que engloba os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Leia também

Notícias
6 de junho de 2025

Ibama vai receber R$ 825,7 milhões do Fundo Amazônia para combate ao desmatamento

Recurso vai para compra de helicópteros e drones, além da construção de quatro bases aéreas e oito helipontos em áreas estratégicas da floresta Amazônica

Salada Verde
17 de junho de 2025

Fundo Amazônia tem aprovação recorde de recursos

Somente no 1º semestre de 2025, foram aprovados cerca de R$ 1,2 bilhão, valor superior a todo ano passado. Estratégia do governo é ampliar escala e impacto

Salada Verde
13 de junho de 2025

MPF tenta suspender na justiça leilão de petróleo na Foz do Amazonas

Leilão de 47 blocos exploratórios de petróleo e gás está marcado para dia 17 de junho. Para MPF, exploração na região da Foz do Amazonas é “contrassenso”

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.