Uma onça-parda (Puma concolor) foi encontrada morta em uma trilha no estado do Colorado, Estados Unidos. Segundo autoridades do órgão que administra os parques estaduais e vida selvagem, o Colorado Parks and Wildlife (CPW), o animal foi estrangulado por um corredor que fazia a trilha West Ringe, na montanha Horsetooth, na tarde da última segunda-feira (04).
O homem estava sozinho e informou que foi atacado pela onça-parda no rosto e no pulso. Após matar o animal silvestre por asfixia, o corredor conseguiu caminhar até sair da trilha e pedir ajuda. Não houve divulgação da identidade do corredor, que está hospitalizado, mas passa bem.
O corpo do animal foi encontrado na trilha, perto dos pertences do humano. Era um felino macho juvenil e pesava 36 kg. Seu corpo foi levado ao laboratório, para uma necropsia.
Segundo a CPW, os ataques de onças-pardas são raros nos Estados Unidos. Nos últimos 100 anos, ocorreram menos de 20 casos fatais.
Não entre em pânico
Caso se depare com uma onça, as autoridades orientam que as pessoas tentem se manter calmas. Jamais se aproxime de uma onça, principalmente quando ela estiver com filhotes. É aconselhável não correr e não virar as costas para a onça. Fale alto e firme. Proteja o rosto.
Em caso de o animal se mostrar agressivo, é indicado atirar pedras, galhos ou qualquer coisa que esteja ao alcance, sem agachar ou virar as costas.
Leia Também
Onça-parda passa 24h acuada em área urbana e captura vira espetáculo
Leia também
Tem uma onça-parda no quintal
No domingo, uma suçuarana apareceu na casa de um morador em Bastos, interior de São Paulo. O animal foi capturado e devolvido à natureza →
Onça-parda passa 24h acuada em área urbana e captura vira espetáculo
Quatro pessoas foram presas por agredir e desrespeitar ordem dos policiais, tentando filmar o animal de perto, que foi capturado, levado para exames e devolvido à natureza →
Onde menos se espera, Suçuarana
A onça-parda (Puma concolor) está presente em todos os biomas brasileiros. E pela foto, também nos ambientes mais inusitados. Crédito: PMA/MS →