
Uma ação conjunta que envolveu o Ibama, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e a Receita Federal, nos meses de dezembro de 2016 e janeiro deste ano, resultou na apreensão de 11,6 toneladas de agrotóxicos contrabandeados do Paraguai no Mato Grosso do Sul. Os agrotóxicos ilegais são inseticidas e herbicidas sem classificação do nível toxicológico e do grau de periculosidade ambiental. Os agrotóxicos seriam utilizados em lavouras de soja e algodão nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Pelo transporte ilegal dos produtos sem registro no Brasil, foram aplicadas multas que totalizaram R$ 4 milhões. O Ibama afirma que tem reforçado as ações em toda a região de fronteira a fim de combater o contrabando, a produção e o uso ilegal de agrotóxicos.
Fonte: Ibama
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Conama aprova novas regras para uso do fogo
Resolução estabelece critérios mínimos para a emissão da Autorização por Adesão e Compromisso (AAC) para queima controlada no campo →
E se a FIFA comprasse a Amazônia?
Imagine se 10% do lucro colossal da Copa fosse destinado à compra e proteção permanente de florestas e outros ecossistemas tropicais ameaçados →
Copa do Mundo das Áreas Protegidas: Grupo E
Alemanha, Curaçao, Costa do Marfim e Equador disputam vaga no futebol e na conservação ambiental. Nas áreas protegidas, as disputas ocorrem com o peso de disputas anteriores →
