Salada Verde

Pantanal: beleza e devastação do bioma chegam à São Paulo com exposição

Mostra “Pantanal, Terra de Água e Fogo” retrata duas faces do bioma em 30 obras. Parte do valor arrecadado com venda das peças será revertido para associação que atua no Pantanal mato-grossense

Redação ((o))eco ·
6 de outubro de 2022
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Beleza inigualável e devastação sem fim. Essas são as duas faces da maior área úmida do mundo que estarão à mostra na exposição “Pantanal, Terra de Água e Fogo”, que acontece entre 14 e 28 deste mês, na biblioteca Monteiro Lobato, em São Paulo (SP). A exposição reúne um total de 30 obras, entre pinturas e fotografias, que irão conduzir o visitante em uma viagem pelos dois extremos vividos pelo bioma nos últimos anos. 

As obras estarão à venda e parte do valor arrecadado será revertido para a É o Bicho MT, associação responsável pela curadoria da mostra, e que atua desde 2020 no Pantanal mato-grossense.

A exposição será lançada no dia 14, em São Paulo. Foto: Reprodução/Instagram/É o Bicho MT

Na exposição, o artista plástico cuiabano Totonho Jorge retrata o pantanal sob o olhar de quem viveu no coração das águas pantaneiras por três anos. Também se unem ao artista, os fotógrafos Deny Kobayashi, Guilherme Pantanal e Reynaldo Martins e a também artista plástica Camila Boranga. 

Os trabalhos retratam dois pantanais distintos, sendo o primeiro deles dotado de uma beleza natural inigualável. O segundo, por sua vez, expõe a vulnerabilidade do bioma, sobretudo em decorrência da ação humana, testemunhada nos incêndios catastróficos de 2020, que consumiu mais de um quinto do Pantanal.

Na primeira parte da exposição, o visitante deve conhecer a fauna pantaneira, assim como os seus detalhes. Na segunda parte, a mostra tem o fogo como protagonista. As fotos foram feitas por fotógrafos que acompanharam as ações de combate ao fogo e alimentação à fauna Pantaneira, feita pela É o Bicho MT em 2020. Algumas das fotos mostram, de perto, o horror evidenciado pelos fotógrafos mato-grossenses naquele ano.   

Serviço:
Exposição Pantanal, Terra de Água e Fogo
De 14 a 28 de outubro das 9h às 17h – Abertura oficial: 14 de outubro às 19h
Local: Biblioteca Monteiro Lobato – Praça do Rotary – Higienópolis/São Paulo
Entrada gratuita
Mais informações pelo Instagram.

Leia também

Notícias
24 de setembro de 2020

Fogo já atingiu mais de um quinto de todo Pantanal

Dados do monitoramento feito pelo LASA indicam que cerca de 21% do território ocupado pelo bioma já foi impactado por incêndios em 2020. Mato Grosso é o estado mais atingido

Notícias
3 de fevereiro de 2023

Reeleitos, Lira e Pacheco adotam posturas mais ambientalmente sustentáveis

Tanto presidente da Câmara quanto do Senado abordaram a questão ambiental em seus discursos de posse; Lira acenou ao meio ambiente, sem desagradar ao agronegócio

Salada Verde
3 de fevereiro de 2023

Em mensagem ao Congresso, Lula pede apoio para reconstrução ambiental

Presidente diz a parlamentares recém-empossados que pretende promover o “reencontro do país com seu futuro como potência ambiental”

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta