Salada Verde

Pesquisa de brasileiro explica cores vivas dos peixes de coral

Trabalho procura elucidar por que essas espécies não desenvolveram cores mais discretas como camuflagem para facilitar a caça ou se esconder de predadores

Sabrina Rodrigues ·
17 de outubro de 2016 · 10 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
O colorido peixe-anjo, que habita os recifes de coral do Atlântico tropical. Foto: Germano Roberto Schüür/Wikimedia Commons.
O colorido peixe-anjo, que habita os recifes de coral do Atlântico tropical. Foto: Germano Roberto Schüür/Wikimedia Commons.

Na natureza, a camuflagem é uma forma adotada pelos animais tanto para se protegerem dos seus predadores como para o contrário, aumentar o êxito dos predadores na caça. Mas, no caso dos peixes de recifes de coral, isso não acontece. Eles exibem cores fortes e diversas. Segundo estudo realizado pelo pesquisador brasileiro Wladimir Jimenez Alonso e publicado no periódico F1000Ressearch, o motivo estaria na complexidade e diversidade de cores dos recifes, que impedem uma camuflagem eficiente dos peixes que habitam esse ambiente. Assim, a explicação para suas cores é de que evoluíram em função de outras necessidades como atração sexual, territorialidade e reconhecimento da espécie. Fonte: Folha de S. Paulo

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
7 de maio de 2026

PEC do Marco Temporal reacende reação de organizações indígenas no Congresso

Entidade indígena afirma que retomada da proposta contraria decisão do STF e pode ampliar conflitos fundiários no país

Notícias
7 de maio de 2026

Descoberta nas alturas: caranguejo é encontrado a mais de 1.700 metros de altitude

Descoberta da espécie de crustáceo revela, com ela, todo um novo gênero de caranguejos de água doce no Parque Nacional do Pico da Neblina, no Amazonas

Salada Verde
7 de maio de 2026

Força-tarefa desarticula pistas clandestinas do narcotráfico no interior do Amazonas

Estruturas usadas para transporte aéreo de drogas foram destruídas em Novo Airão, Careiro e Maués durante operação integrada de segurança

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.