
No dia 16 de outubro, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) publicou no Diário Oficial da União a portaria nº391/2018 oficializando o Portal Nacional do Licenciamento Ambiental (PNLA), que está no ar. A plataforma é uma ferramenta de consulta online em tempo real a processos de licenciamento ambiental em todo o país.
Através do site, é possível verificar informações ambientais relativas a uma coordenada geográfica por meio do sistema “Checar Coordenadas”, além de baixar publicações, artigos, dissertações e teses acadêmicas sobre licenciamento ambiental.
A plataforma busca atender a um público amplo que envolve estudantes, professores, pesquisadores, servidores públicos, ONGs, empreendedores e profissionais que atuam na área de meio ambiente, dentre outros interessados em temas ambientais.
O portal visa também atender às determinações da Lei nº 10.650, de 16 de abril de 2003, que dispõe sobre o acesso público aos dados e informações ambientais existentes nos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama).
O PNLA inclui dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e dos órgãos ambientais dos estados e do Distrito Federal. Os municípios serão integrados ao processo por meio de um novo módulo que está em fase de elaboração.
*Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério do Meio Ambiente.
Leia Também
Leia também

Projeto do Senado completa cerco ao licenciamento ambiental
Texto protocolado na quarta por senador autor da “PEC da Samarco” é híbrido entre propostas de Romero Jucá, da CNI e da bancada ruralista na Câmara para flexibilizar regras para a licença →

Bazileu Margarido: “MMA perdeu capacidade de implementar política socioambiental”
Ex-presidente do Ibama e um dos formuladores da Rede é o responsável por garantir os princípios ambientais no programa de governo do PSB. →

O que é Licenciamento Ambiental
Um guia ((o))eco para que você aprenda um pouco mais sobre o instrumento de administração pública intitulado licenciamento ambiental. →