Vídeos

Mauro Armelin: conservar UCs necessita do apoio dos locais

Para superintendente da WWF Brasil, o orçamento do governo é pequeno e só com ajuda das populações locais  há chance para áreas protegidas.

Redação ((o))eco ·
28 de setembro de 2012 · 9 anos atrás

“Não podemos perder nem mais um centímetro dessa biodiversidade”, disse Mauro Armelin em entrevista gravada no estúdio de (o)eco. Armelin ocupa a posição de superintendente de unidades de conservação da WWF Brasil.

Apenas 13% da área mundial está em áreas protegidas. E o resto, indagou. A pressão sobre os recursos naturais e a perda da biodiversidade continua acontecendo. No Brasil, falta viabilidade financeira para as unidades de conservação. Há uma unidade com mais de 1 milhão de hectares e apenas 3 funcionários do ICMBio.

Para Armelin, o papel das ONGs é apoiar as populações que vivem dentro das reservas extrativistas e ou no entorno de unidades de conservação. “Só com o envolvimento dos locais é possível uma boa gestão das UCs”, disse ele. É preciso capacitar e envolver as populações próximas, dar-lhes opções de uso das UCs, para que elas também ajudem a conservar.

Leia também

Notícias
22 de outubro de 2021

“Adote um ninho”: Conheça a campanha para a preservação dos papagaios brasileiros

Campanha busca incentivar a proteção dos papagaios por meio da construção de ninhos artificiais para suprir a falta de cavidades naturais, que estão diminuindo por conta do desmatamento

Análises
22 de outubro de 2021

Por uma nova onda de soluções para a resiliência e a saúde do oceano

Estudo do FMI estima que 8 milhões de toneladas de lixo plástico acabam no mar todos os anos, sendo 80% provenientes do continente. Se não mudarmos esse quadro, o oceano terá mais lixo do que peixes até 2050

Salada Verde
21 de outubro de 2021

Polícia Civil do Maranhão prende um dos homens que matou onça preta e se gabou nas redes sociais

Corpo do animal abatido foi filmado por três homens, que comemoraram o feito. O homem preso também será multado pelo Ibama.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Comentários 1

  1. MARLI ALVES PEREIRA VASCONCELLOS diz:

    Não entendo o porquê esconder o rosto do homem, adulto!! Ele mostrou a cara nas redes sociais!! É preciso identificar criminosos.