Notícias

O ciclo das cigarras

A cada quinze anos, trilhões de cigarras emergem da terra para uma curta vida, que termina após o ritual de reprodução. O fenômeno ocorre em Indiana, Kentucky, Nova York e vários outros estados americanos. A densidade chega a 350 insetos por metro e, com tantos, o canto de acasalamento é ensurdecedor. Mas o mais interessante é que o ciclo de vida das cigarras está associado ao das florestas. Ao que parece, enquanto os insetos estão enterrados e se alimentando de raízes, atrasam o crescimento das árvores. Mas quando morrem, após seu glorioso coro, suas carcaças retornam nutrientes ao solo e impulsionam o desenvolvimento das florestas. BBC News (gratuito).

Eduardo Pegurier ·
2 de dezembro de 2004 · 21 anos atrás
  • Eduardo Pegurier

    Mestre em Economia, é professor da PUC-Rio e conselheiro de ((o))eco. Faz fé que podemos ser prósperos, justos e proteger a biodiversidade.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
28 de abril de 2026

Povos indígenas levam proposta para banir expansão fóssil em territórios à conferência na Colômbia

Em Santa Marta, indígenas defendem territórios livres de petróleo e pressionam por uma transição energética baseada em justiça climática, direitos e autodeterminação

Notícias
28 de abril de 2026

Justiça Federal barra licitações da BR-319 e questiona uso da nova lei para liberar obras

Medida cautelar paralisa contratação de R$678 milhões, aponta possível ilegalidade na dispensa de licença e reabre controvérsia histórica

Análises
28 de abril de 2026

O último mergulho do cascudo pepita-de-ouro

A valorização do ouro ameaça o Xingu, fortalece a corrida extrativista, intensifica invasões e pressiona territórios já fragilizados por grandes empreendimentos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.