“Bugios do Brasil serão fundamentais para salvar a espécie na Argentina” e mais
19 de maio de 2023
Uma das espécies de primatas mais ameaçadas do mundo, os bugios-ruivos dividem seu lar entre a Mata Atlântica do Brasil e da Argentina, que lá é chamada de “Selva Misionera”. Os dramas do bioma e as ameaças que rondam a espécie são os mesmos em ambos os países: desmatamento, fragmentação e a febre amarela. Na Argentina, entretanto, a situação dos bugios-ruivos é considerada crítica, com uma população estimada em menos de 50 indivíduos. Pesquisadores soaram o alarme: é necessário intervir para evitar que o macaco desapareça de vez das florestas argentinas. Nesse sentido, uma parceria com o Brasil pode vir a ser fundamental para a continuidade dos bugios-ruivos argentinos.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou em durante coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (18) que negocia junto ao BNDES e ao Ministério da Defesa o aporte de R$ 2 bilhões para ações de combate ao crime na Amazônia Legal. Dino disse que a pasta articula uma ação conjunta com o Ministério da Defesa, Polícia Federal e os governos dos nove estados da Amazônia Legal para o fortalecimento de ações de comando e controle no bioma.
Conhece alguém que se interesse pela temática do meio ambiente?
Você pode sugerir a nossa curadoria clicando aqui.
Boa leitura!
Equipe ((o))eco
Ei! Você já faz parte do Whatsapp do ((o))eco?
Ele é mais um canal para você se manter atualizado das notícias do meio ambiente. Lá, você vai receber nossos boletins de áudio, reportagens imperdíveis e conteúdos sobre meio ambiente direto na palma da sua mão. E, toda segunda-feira, a sua semana começa com uma notícia positiva do nosso EcoCast!
Vem com a gente! Basta Clicar no banner da preguicinha para participar 👇🏾
Flávio Dino negocia R$ 2 bilhões para combate ao crime na Amazônia
MP reitera pedido à Justiça do Pará para tirar FAEPA de mediação de conflitos agrários
Bugios do Brasil serão fundamentais para salvar a espécie na Argentina
Mineração ameaça um peixe recém identificado na Bacia do Rio Tapajós
MP aprovada no Senado ainda dificulta implementação do Código Florestal, aponta observatório
Está gostando da nossa newsletter diária? Você pode receber todos os fins de semana a nossa Newsletter O Eco+ — mais completa e analítica — participando da nossa campanha de membros. Além disso, você ajuda a financiar o jornalismo ambiental independente. É só clicar abaixo para se inscrever.