Notícias

Desmatamento subsidiado

Apesar de colocar holofotes sobre seus projetos contra o desmatamento, o governo joga na contramão da floresta amazônica. É o que mostra uma reportagem da Folha de São Paulo sobre a expansão da pecuária na região. De 2004 a 2007, somente o estado do Pará aumentou sua exportação de carne da Amazônia Legal em 7.800%. O crescimento vertiginoso na atividade econômica, que está diretamente ligada ao desmatamento, é incentivado por terras baratas e crédito oficial a juros subsidiados. Mesmo com os números nas alturas, pecuaristas e autoridades locais dos municípios que mais desmatam querem mais. Eles pressionam o governo a aumentar de 20% para 50% o limite de derrubada de árvores nas propriedades para a criação de gado. O prefeito de São Félix do Xingu (PA) não esconde a lógica de trabalho: sai muito mais barato desmatar que investir na recuperação de pastos.

Redação ((o))eco ·
14 de janeiro de 2008 · 19 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
23 de outubro de 2026

Integração de cadastros proposta por Flávio pode beneficiar produtores dos EUA e da Argentina

Especialistas alertam que a medida pode comprometer a rastreabilidade da produção rural, a confiança de compradores internacionais e o acesso do Brasil a mercados externos →

Análises
23 de outubro de 2026

O país que queremos construir passa pelos nossos parques

Reconhecer nossa vocação para o turismo de natureza é valorizar nosso patrimônio natural e transformá-lo em desenvolvimento sustentável →

Colunas
23 de outubro de 2026

Conservar a Amazônia exige cuidar de quem vive nela

A conservação ambiental somente se sustenta no longo prazo quando também melhora a vida das populações que habitam os territórios →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.