Reportagens

Com as próprias mãos

Ong de Brasília oferece ecoteca, Espaço Água e ensino de informática gratuita para alunos da rede pública, e se torna referência em educação ambiental no país.

Carolina Mourão ·
20 de janeiro de 2006 · 18 anos atrás

Com um ideal na cabeça e uma ong nas mãos, o casal Rejane e Itanor estão conseguindo mudar a cara do currículo de escolas públicas em Brasília. Ela é produtora de marketing e ele advogado, mas é na causa ambiental que investem todo seu tempo há oito anos, desde que fundaram a Amigos do Futuro.

“A gente queria realizar algo importante, que fizesse a diferença para a nova geração”, diz Rejane Pieratti, presidente da ong. Tudo começou com a criação de uma “ecoteca”, construída em terreno cedido pelo zoológico de Brasília. “A Ecoteca é ambientalmente correta, feita com telhas de papelão, madeiras certificadas e tijolos prensados a frio, e foi imediatamente visitada em massa pela comunidade. Foi assim que percebemos o tamanho da carência de espaços de educação voltados para o meio ambiente em Brasília”.

Segundo Rejane, desde que foi inaugurada a Ecoteca sempre esteve lotada com turmas de 50 alunos por turno. “A procura foi tão significativa que, de dois anos para cá, as escolas públicas do Distrito Federal adaptaram o calendário letivo às visitações agendadas para conhecer nossas atividades”.

Os primeiros livros vieram do acervo pessoal da direção da ong, e em seguida a empresa Novo Rio Recicláveis – primeiro parceiro da Ecoteca – doou dinheiro para fazer crescer a Ecoteca, que hoje conta com 1.620 títulos. Sempre dentro da área ambiental, os assuntos variam: água, Amazônia, ar, artes, biodiversidade, desenvolvimento sustentável, direito, ecologia, educação ambiental, gestão ambiental, literatura, lixo e reciclagem. Eles também emprestam livros por um período de sete dias, mas apenas para quem for filiado à ong Amigos do Futuro.

Aquário

Deu tão certo que a idéia se expandiu. Depois da Ecoteca, Rejane e Itanor criaram outros dois projetos para formar um centro educativo gratuito no zôo, inédito no Brasil. O primeiro foi uma sala com 15 computadores ligados à Internet sob orientação de gestores da área de biologia e engenharia florestal. O outro é o Espaço Água (foto), inaugurado em novembro passado. Trata-se de uma estrutura tubular azul que lembra um aquário gigante. Enquanto passeiam, as crianças recebem informações sobre a gestão, reaproveitamento e preservação mananciais aqüíferos por meio de equipamentos que reduzem o consumo, tecnologias de captação da água da chuva, estação de tratamento e reutilização da água.

Os visitantes aprendem, por exemplo, o mecanismo de aproveitamento da água usada para lavar a louça, que depois pode ser usada nos jardins ou no vaso sanitário, além de todos os desdobramentos ambientais que envolvem a questão. “A chegada dos computadores era inestimável para a formação da consciência ambiental dessa nova geração. Já o Espaço Água atrai porque a própria estrutura chama a gente para mergulhar no assunto, literalmente”, explica Rejane, que contabiliza mais de 80 mil crianças de Brasília que já passaram pelo menos uma vez pelas atividades do complexo.

E não só lá dentro. “A ong promove campanhas, cursos e atividades ambientais nos fins de semana em outros espaços públicos do Distrito Federal, como no Parque da Cidade”, diz Rejane. “Desses, eu não tenho números. Já perdemos a conta de quantas crianças já passaram pela gente nos fins de semana”.

Enquanto Rejane toca o lado administrativo, Itanor Junior dedica seu conhecimento jurídico à solução de desafios ambientais e leva a experiência da Amigos do Futuro para outras entidades, em todo o Brasil. Tem ajudado ongs da Amazônia a organizar seus estatutos e providenciar à papelada necessária para conseguir financiamentos e parcerias para projetos ambientais. A colaboração de Itanor foi fundamental no processo de legitimação da reserva extrativista do Rio Purus, no Acre.

Referência nacional

Para a secretária de Educação do Distrito Federal, e ex-secretária de Meio Ambiente, Wandercy Camargos, o centro de atividades da ong Amigos do Futuro é referência nacional em educação ambiental. “Apesar de não ter partido da iniciativa do governo, a estrutura é um patrimônio que devemos apoiar. Pretendemos oficializar a parceria. As visitas agendadas e previstas na programação letiva agradam os alunos. Eles saem na frente, em todo o Brasil, quando o assunto é meio ambiente”, comenta.

Brenda Dornelas, coordenadora de educação do Colégio Arvense, uma das escolas públicas do Distrito Federal, agenda visitas periódicas ao complexo e diz que o comportamento das crianças e adolescentes mudou de quatro anos para cá. “Eles entendem o drama ambiental que estamos vivendo e sabem que o desafio de manter o planeta cabe a eles. As discussões são assunto no recreio. Hoje os meninos brigam entre si por conta do desperdício de água na escola e usam os dois lados dos papéis brancos”, resume.

O diretor do zoológico de Brasília, Raul Gonzales, diz que o complexo construído lá dentro pela ong incrementa suas atividades ambientais. “Já tínhamos um projeto de educação ambiental em andamento, e este outro veio agregar valor ao nosso”, comenta. Rejane explica que a ong doou duas salas para o zôo em troca da instalação do centro no terreno. Hoje elas estão fechadas ao público, mas o diretor promete: “Pelo menos uma vez por mês, depois do carnaval, vamos utilizar uma das salas como auditório para palestras, e a outra para uma exposição do zôo, como o museu de taxidermia”.

As três estruturas que formam o projeto custaram ao todo 900 mil reais, levantados de várias formas pela ong. As obras da Ecoteca, de R$ 447 mil, foram pagas pelo antigo projeto Unibanco Ecologia, e a churrascaria Porcão entrou com dinheiro para finalizar. Em seguida, vieram os computadores para a Escola Informática e Meio Ambiente, que foram doados pelas embaixadas da Finlândia e Nova Zelândia. Uma empresa pequena de Brasília instalou e pagou toda a rede de cabos da sala de computadores. “Para você ver que não são só os grandes que podem ajudar”, exemplifica Rejane. Na verdade, qualquer pessoa pode ser colaboradora, filiando-se à ong por 30 reais por semestre.

As obras do Espaço Água, que custaram 300 mil, foram patrocinadas pela Petrobrás. Rejane também emplacou o projeto entre os 30 escolhidos pela Bolsa de Valores Sociais, da Bovespa. “Ações” de 10 reais são vendidas para investidor, que escolhe qual iniciativa social ou ambiental quer ajudar. Quando o valor doado chegar a 100 mil reais, o projeto automaticamente cede lugar a outro.

“Infelizmente, os investimentos ambientais ainda andam devagar no Brasil, que prefere ajudar a área social”, lamenta Rejane. Ela diz que a quantia arrecadada por meio da Bovespa é, até agora, “irrisória”. “Tinha a expectativa de arrecadar o valor total em um ano. Já completamos o segundo ano com muito, muito pouco”.

Mas isso não a desanima. “A gente aqui olha pra frente. O que interessa disso tudo não é o que não conseguimos, mas o que já construímos: vi que podemos mudar o futuro com as nossas mãos, e de repente já fazemos parte da formação ambiental do novo cidadão de Brasília”.

Leia também

Reportagens
26 de abril de 2024

Número de portos no Tapajós dobrou em 10 anos sob suspeitas de irregularidades no licenciamento

Estudo realizado pela organização Terra de Direitos revela que, dos 27 portos em operação no Tapajós, apenas cinco possuem a documentação completa do processo de licenciamento ambiental.

Notícias
26 de abril de 2024

Protocolo estabelece compromissos para criação de gado no Cerrado

Iniciativa já conta com adesão dos três maiores frigoríficos no Brasil, além de gigantes do varejo como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour Brasil e McDonalds

Notícias
26 de abril de 2024

Com quase 50 dias de atraso, Comissão de Meio Ambiente da Câmara volta a funcionar

Colegiado será presidido pelo deputado Rafael Prudente (MDB-DF), escolhido após longa indefinição do MDB; Comissão de Desenvolvimento Urbano também elege presidente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.