Salada Verde

Macacos e pessoas vítimas da febre

A morte de sete pessoas no Sul e de outras nove no Sudeste este ano por febre amarela voltou novamente a artilharia contra os macacos

Salada Verde ·
13 de abril de 2009 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

A morte de sete pessoas no Sul e de outras nove no Sudeste este ano por febre amarela voltou novamente a artilharia contra os macacos. Virou moda fácil afirmar que a doença infecciosa é transmitida por um vírus do macaco e que este o transmite ao homem. Erro crasso. Macacos-prego e outras espécies são tão vítimas da doença carregada por mosquitos quanto as pessoas, como O Eco já mostrou. Ao menos a Secretaria de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul veiculou nota em sua página, em janeiro deste ano, alertando sobre esse fato. Veja aqui. Levantamentos oficiais do ano passado apontaram a morte de aproximadamente 30 primatas em Minas Gerais, nas regiões de Montes Claros, Cabeceira Grande, Itabira, Buritis e Uberlândia; outros 6 macacos foram mortos no Mato Grosso do Sul; existem relatos de envenenamento em Goiás e de violência contra bugios em Barreiras (BA), onde um macho perdeu o braço quando foi apedrejado.

 

Leia Também

Macacos pagam o pato

Bugio não merece pedrada

Leia também

Salada Verde
2 de março de 2009

Bugio não merece pedrada

Como O Eco mostrou, já em janeiro de 2008, macacos costumam ser vítimas da ignorância quando o assunto é transmissão da febre-amarela. Desconfiados de seu papel na circulação da doença, humanos usam pedras e outras armas para dar cabo de seus parentes mais próximos no reino animal. Com os casos e mortes registrados Brasil afora neste verão, alguns órgãos públicos tentam desviar a mira da macacada. A Secretaria de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, por exemplo, veiculou nota em sua página informando que o “bugio não transmite a febre amarela ao homem. Ao contrário, ele é a primeira vítima do mosquito transmissor da doença e, ao morrer infectado, aciona o alerta para a população. Por isso, estamos em campanha pela conservação desse primata”. O estado criou um grupo técnico para tratar da relação entre a febre e os bugios.Saiba mais:Macacos pagam o patoA culpa é sempre do mato

Reportagens
25 de janeiro de 2008

Macacos pagam o pato

A febre amarela, que já matou 10 pessoas, elevou também a morte de macacos de várias espécies. Alguns foram apedrejados e envenenados. Só em Minas há registro de 30 mortos.

Reportagens
26 de abril de 2024

Número de portos no Tapajós dobrou em 10 anos sob suspeitas de irregularidades no licenciamento

Estudo realizado pela organização Terra de Direitos revela que, dos 27 portos em operação no Tapajós, apenas cinco possuem a documentação completa do processo de licenciamento ambiental.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.