Notícias

Posto Ipiranga instala pontos de coleta para baterias e celulares

A rede começou a oferecer o serviço no Rio de Janeiro, capital, e espera expandir para outras áreas. Fora do Rio? Tente o site e-lixo.

Daniele Bragança ·
5 de janeiro de 2012 · 14 anos atrás
Lixo eletrônico: baterias são especialmente tóxicas. Foto: Eva de Weaver
Lixo eletrônico: baterias são especialmente tóxicas. Foto: Eva de Weaver
O Posto Ipiranga mantém desde novembro um projeto piloto na cidade do Rio de Janeiro de coleta de pilhas, baterias e celulares em cerca de 30 postos da capital. O serviço de descarte de eletrônicos funciona nas unidades Jet Oil, rede da marca especializada em troca de óleo, onde já é feita a coleta do óleo automotivo proveniente das trocas. A iniciativa começou no Rio e o próximo passo é expandi-la para outros estados.

A coleta acontecerá da seguinte maneira: todas as unidades participantes contarão com uma caixa coletora, onde qualquer pessoa poderá depositar estes materiais. Os postos repassarão o material para uma empresa de logística que separa e leva os resíduos para a reciclagem.
 
Outra opção de descarte de todo o tipo de lixo eletrônico é o site e-lixo. Iniciativa que cobre todo o Brasil, ele funciona através do Google Maps, cadastrando e mapeando postos de coleta e reciclagem. Basta colocar o endereço completo da sua residência, o tipo de e-lixo que deseja descartar (impressora, pc’s e etc) e clicar em “buscar postos de coleta”, que o banco de dados encontra os pontos mais próximos para a destinação adequada para seu lixo eletrônico.

No site do e-lixo, também é possível cadastrar novos pontos no de descarte no mapa. Basta entrar no site e seguir os passos da sessão Adicione seu posto.

Nunca é demais frisar que o lixo eletrônico, especialmente baterias de lítio — super tóxicas e difíceis de degradar – é altamente poluente.

E você, leitor? Tem uma história ou boa dica de como descartar eletrônicos? Compartilhe com a comunidade ((o))eco nos comentários.


  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Salada Verde
18 de dezembro de 2025

Instituto mira na proteção do Cerrado, um dos biomas mais ameaçados do país

Universidades e centros de pesquisa querem integrar ciência e políticas para impulsionar conservação e desenvolvimento

Colunas
18 de dezembro de 2025

#esselivroéobicho

Poucos são os livros informativos que apresentam às crianças – com arte, ciência e estética – a diversidade da #faunabrasileira

Reportagens
18 de dezembro de 2025

Resex do Marajó alia tecnologia à conservação para proteger biodiversidade

Iniciativa da IUCN e empresa chinesa monitora indicadores das mudanças climáticas na Resexmar de Soure, para melhorar adaptação local à crise do clima

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Comentários 2

  1. Adriano diz:

    Coleta é fundamental hoje em dia, parabéns pela iniciativa. Um dica que conheci para reciclagem é o app heróis da reciclagem, também ajuda pois a pessoa vai buscar os reciclados na sua cada, ainda está em fase inicial mas achei a ideia ótima.


  2. Essa iniciativa é muito importante, deve continuar