Notícias

Posto Ipiranga instala pontos de coleta para baterias e celulares

A rede começou a oferecer o serviço no Rio de Janeiro, capital, e espera expandir para outras áreas. Fora do Rio? Tente o site e-lixo.

Daniele Bragança ·
5 de janeiro de 2012 · 12 anos atrás
Lixo eletrônico: baterias são especialmente tóxicas. Foto: Eva de Weaver
Lixo eletrônico: baterias são especialmente tóxicas. Foto: Eva de Weaver
O Posto Ipiranga mantém desde novembro um projeto piloto na cidade do Rio de Janeiro de coleta de pilhas, baterias e celulares em cerca de 30 postos da capital. O serviço de descarte de eletrônicos funciona nas unidades Jet Oil, rede da marca especializada em troca de óleo, onde já é feita a coleta do óleo automotivo proveniente das trocas. A iniciativa começou no Rio e o próximo passo é expandi-la para outros estados.

A coleta acontecerá da seguinte maneira: todas as unidades participantes contarão com uma caixa coletora, onde qualquer pessoa poderá depositar estes materiais. Os postos repassarão o material para uma empresa de logística que separa e leva os resíduos para a reciclagem.
 
Outra opção de descarte de todo o tipo de lixo eletrônico é o site e-lixo. Iniciativa que cobre todo o Brasil, ele funciona através do Google Maps, cadastrando e mapeando postos de coleta e reciclagem. Basta colocar o endereço completo da sua residência, o tipo de e-lixo que deseja descartar (impressora, pc’s e etc) e clicar em “buscar postos de coleta”, que o banco de dados encontra os pontos mais próximos para a destinação adequada para seu lixo eletrônico.

No site do e-lixo, também é possível cadastrar novos pontos no de descarte no mapa. Basta entrar no site e seguir os passos da sessão Adicione seu posto.

Nunca é demais frisar que o lixo eletrônico, especialmente baterias de lítio — super tóxicas e difíceis de degradar – é altamente poluente.

E você, leitor? Tem uma história ou boa dica de como descartar eletrônicos? Compartilhe com a comunidade ((o))eco nos comentários.


  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Reportagens
26 de abril de 2024

Número de portos no Tapajós dobrou em 10 anos sob suspeitas de irregularidades no licenciamento

Estudo realizado pela organização Terra de Direitos revela que, dos 27 portos em operação no Tapajós, apenas cinco possuem a documentação completa do processo de licenciamento ambiental.

Notícias
26 de abril de 2024

Protocolo estabelece compromissos para criação de gado no Cerrado

Iniciativa já conta com adesão dos três maiores frigoríficos no Brasil, além de gigantes do varejo como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour Brasil e McDonalds

Notícias
26 de abril de 2024

Com quase 50 dias de atraso, Comissão de Meio Ambiente da Câmara volta a funcionar

Colegiado será presidido pelo deputado Rafael Prudente (MDB-DF), escolhido após longa indefinição do MDB; Comissão de Desenvolvimento Urbano também elege presidente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 2

  1. Adriano diz:

    Coleta é fundamental hoje em dia, parabéns pela iniciativa. Um dica que conheci para reciclagem é o app heróis da reciclagem, também ajuda pois a pessoa vai buscar os reciclados na sua cada, ainda está em fase inicial mas achei a ideia ótima.


  2. Essa iniciativa é muito importante, deve continuar