Blog Expedição ao Juruena
De Gilberto Vieira – Geógrafo indigenista
Caros,
Tenho acompanhado as notícias a respeito do Parque Nacional do Juruena, e as disputas entre federal e estadual.
Ainda no Juruena, só que agora o rio, estamos acompanhando as sequências de manobras para a instalação do complexo hidrelétrico, encabeçado principalmente pelo grupo Maggi.
Gostaria, se possível de receber mais informações sobre estes dois assuntos:
No Parque, há fortes indícios e informações sobre a presença de indígena em situação de isolamento e ainda algumas aldeias da etnia Apiaká. Como ficam estes indígenas?
No complexo, o processo vem afetando (já a partir do assédio á lideranças indígenas) várias comunidades, mesmo antes da instalação. Os estudos realizados pela empresa MAPA são “suspeitos”, para não dizer de cara que atendem aos interesses dos “empreendedores”.
De certa forma é uma sugestão de pauta, contudo, são informações que gostaria de receber.
Se for possível,
Abraços e bom trabalho.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
As digitais de Vorcaro, Zettel e do governo Zema na destruição da Serra do Curral em Minas
Acordos ambientais flexíveis favoreceram mineradoras envolvidas em irregularidades; PF aponta “corrupção sistêmica” →
Nìède, a Serra da Capivara e eu
Se o Brasil despreza e faz atrocidades com a Amazônia, a menina dos olhos internacionais, imagine com a Caatinga, um “punhado de árvores secas numa terra que Deus esqueceu” →
Entidades científicas cobram governo por atraso em plano de transição energética
Carta da SBPC e ABC afirmam que prazo dado por Luiz Inácio Lula da Silva não foi cumprido e alerta para riscos climáticos e econômicos →
