De Monica
Caro Eduardo Pegurier,
Você conhece os conceitos de agrofloresta? O problema não é o eucalipto é a monocultura, a natureza tende para complexidade e riqueza é biodiversidade, a monocultura é andar para traz. É pobre e esta no caminho da entropia. Como economista já deveria saber disto.
Costumo ler sua coluna, mas agora tenho que dizer que sua análise é muito simplista e imediatista.
“Tecnologia se traduz em conhecimento que nos permite tirar mais produção de uma dada quantidade de insumos.”
Às vezes é preferível não usar tanta tecnologia assim e não tirar tantos insumos, mas usar a terra de uma forma mais racional e garantir a sua longevidade produtiva como é o pendamento da Agrofloresta.
“Avançados=trangênicos”
O avanço neste caso é um conceito meio relativo , não acha?
“Os eucaliptos são a solução, ao invés do problema”
Depende como forem plantados em monocultura te garanto que não.
Nâo acredito que estou lendo isto no “Eco”
Meu querido isto é uma visão a curto prazo , com este tipo de raciocínio a terra produtiva esta se exaurindo.
Abç,
Em tempo
Agora entendi tem um banner da Aracruz patrocinando este site, está explicado.
Resposta do colunista Eduardo Pegurier:
Cara Mônica,
Não tenho pretensão de dono da verdade nem de abarcar todo o conhecimento disponível. Procuro, nas colunas, analisar temas interessantes e informar ao leitor. Continuo acreditando que a tecnologia é uma das melhores amigas do meio ambiente. Protegê-lo pede menos consumo das pessoas e o máximo de eficiência na produção. Não será fácil alimentar todas as bocas do planeta sem avançar sobre as florestas. Para isso, precisaremos de métodos agrícolas cada vez melhores. O eucalipto também é um poupador de florestas. Quanto à insinuação de que O Eco favorece a Aracruz, ela é descabida. O Eco é um espaço de reportagens factuais e de opiniões diversas, porém assumidas. Não ouvimos nem lemos sempre o que queremos. Nem por isso é aceitável fazer uma acusação, como a sua, encoberta, leviana e sem qualquer prova.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
As digitais de Vorcaro, Zettel e do governo Zema na destruição da Serra do Curral em Minas
Acordos ambientais flexíveis favoreceram mineradoras envolvidas em irregularidades; PF aponta “corrupção sistêmica” →
Nìède, a Serra da Capivara e eu
Se o Brasil despreza e faz atrocidades com a Amazônia, a menina dos olhos internacionais, imagine com a Caatinga, um “punhado de árvores secas numa terra que Deus esqueceu” →
Entidades científicas cobram governo por atraso em plano de transição energética
Carta da SBPC e ABC afirmam que prazo dado por Luiz Inácio Lula da Silva não foi cumprido e alerta para riscos climáticos e econômicos →
