No final de dezembro passado, andar pelos campos do Planalto Catarinense perto dos quero-queros que usam a região como habitat era experiência digna de “Os pássaros”, filme de Alfred Hitchcock. Ao menor sinal de estranhos próximos de seus ninhos, franziam a cara e começavam a piar estridentemente. Um passo em falso na direção do abrigo era suficiente para fazê-los decolar para atacar o estranho. Primeiro com vôos rasantes. Depois, com intenso bombardeio de fezes. Caso nada disso intimidasse o intruso, recorriam à bicadas. Tamanha agressividade tinha um ótimo motivo: os quero-queros estavam com filhotes recém-nascidos em seus ninhos. Esse que estrela a capa de O Eco foi fotografado por Manoel Francisco Brito e virou alvo de uma câmera Canon D-10, equipada com lente Canon 70-210mm, porque bicou as costas de sua filha de sete anos. Fora o susto, e um choro convulsivo de alguns minutos, a menina nada sofreu.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Quatro jacutingas se preparam para reforçar população na natureza
As jacutingas, ameaçadas de extinção no país, nasceram no Parque das Aves, e passarão por um período de adaptação antes da soltura no interior de São Paulo →
Restauração não é custo, é estratégia de desenvolvimento do Brasil
Restaurar a vegetação nativa é um caminho para geração de emprego, renda, investimentos e competitividade para o Brasil, muito além dos benefícios ambientais →
STF suspende julgamento sobre limites do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro
Corte suspende julgamento sobre limites do Parque da Serra do Tabuleiro após placar apertado. Análise será retomada com colegiado completo →
