Uma análise regional de buscas feitas no Google usando como referência alguns termos relacionados ao meio ambiente revelam interesses específicos e tendências locais. Nos municípios do Sudeste, os mais afetados pela poluição, o interesse é maior por informações sobre “qualidade do ar”. Nos da região Norte, a preocupação é em saber mais sobre “desmatamento”. No Centro Oeste e em Rondônia, áreas de expansão agrícola onde muitos fazendeiros pressionam por flexibilização da legislação ambiental para poderem expandir lavouras, chama atenção o número de pesquisas sobre o “Código Florestal”. Confira abaixo alguns exemplos ou clique aqui para fazer sua pesquisa personalizada das palavras mais buscadas e tendências do Google.
Poluição
Desmatamento
Código Florestal
Preservação
Natureza
Vale analisar também a evolução da quantidade de buscas de cada um dos termos. E, neste aspecto, chama atenção a queda de pesquisa pelo termo “natureza” de 2004 até hoje. Será que estamos menos preocupados com o meio ambiente?
Clique aqui para baixar um arquivo CSV com dados da pesquisa dos termos indicados de 2004 até 14 de julho de 2013.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Brasil tem mais de 3,7 mil plantas ameaçadas de extinção
Lista atualizada pelo Ministério do Meio Ambiente alerta para aumento do grau de ameaça do pau-brasil e para possível extinção de duas plantas da Mata Atlântica →
Proteger a biodiversidade exige conectar territórios
Brasil levou a COP 17 da Biodiversidade proposta que reforça necessidade de investir em corredores de biodiversidade e redes ecológicas que não se limitem às áreas protegidas →
MMA abre inscrições para sete vagas da sociedade civil na Comissão Nacional de Biodiversidade
Organizações ambientalistas podem se inscrever até 8 de novembro para participar da eleição de representantes no colegiado durante o biênio 2027–2028 →
