Análises

Por que não existem pingüins no hemisfério norte?

Redação ((o))eco ·
12 de maio de 2008 · 18 anos atrás

De Rafael Nunes

Excelente texto, Prof. Fernando!

Meu nome é Rafael Nunes e sou estudante de Biologia em Brasília, DF. Tive a oportunidade de assistir a sua palestra no Congresso de Ecologia em Caxambu (Caos determinístico) e desde então me interessei, ainda mais, pela Ecologia, Biologia da Conservação e pela forma que divulga a ciência.

Sobre a extinção de espécies, gostaria de ressaltar o caso da Ararinha azul (Cyanopsitta spixii), extinta da natureza em 2000. Obviamente, não é preciso se esforçar para descobrir as causas da extinção da espécie (tráfico, fragmentação de habitat, etc), porém, algumas pessoas afirmam veementemente que a espécie já estava em vias de extinção, como uma população em “vortex”.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Já ouvi isso em relação a algumas espécies de aves, todas elas com distibuição restrita ou alimentação especializada como a Arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari) ou o Pato mergulhão (Mergus octosetaceus), ambos criticamente ameaçados. A moda seria sugerir que essas população “já seriam extintas naturalmente”, deixando de fora o homem do processo.

O que eu quero dizer é que, em certas ocasiões, a humanidade está se eximindo da real culpa na extinção das espécies e para fazer isso, utiliza vários artifícios: criando dogmas (no caso dos pinguins, que seriam restritos ao sul); mitificando as espécies como criaturas de outro mundo (caso dos Dodos, Raphus cucullatus, extinto por meados do século XVII) e até utlizando teorias ecológicas complexas (o caso das araras brasileiras).

Eu mesmo, até poucos minutos atrás, fazia parte do grupo daqueles que achavam que os Pinguins preferiam o sul por pura vontade da natureza, ignorando por completo a extinção cruel da espécie e, dessa forma, deixando de questionar e argumentar o papel do homem na extinção das espécies!

Obrigado por oferecer essa oportunidade de leitura!

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
29 de março de 2026

40 espécies migratórias recebem maior proteção na COP15

Confira os principais avanços conquistados na Conferência das Espécies Migratórias, que terminou em Campo Grande (MS) neste domingo

Salada Verde
27 de março de 2026

Mobilização coletiva na Baía de Guanabara retira mais de 400 kg de resíduos

O CleanUp Bay, reuniu voluntários na Baía de Guanabara para coletar resíduos e alertar sobre os impactos da poluição no ecossistema local

Salada Verde
27 de março de 2026

Ameaçado globalmente, tubarão-azul ganha maior proteção no Brasil

País anuncia regras mais restritivas para o comércio internacional da espécie. Normas incluem proibição da comercialização de barbatanas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.