Colunas

O último dos carnívoros

Além das transformações que culminaram com a era industrial, as alterações da biodiversidade provocadas pelo homem têm papel fundamental no desequilíbrio do fluxo de carbono.

27 de fevereiro de 2008 · 18 anos atrás
  • Frederico Brandini

    Oceanógrafo e líder Avina que participou de várias expedições do Programa Antártico Brasileiro. Trabalhou como Professor do C...

Nesse quadro generalizado de alteração da biodiversidade global, e seus efeitos sobre o clima do planeta, o único carnívoro em expansão e crescimento é o homem. Se todos os demais forem extintos, o que não é improvável, o ser humano vai manter o mesmo ritmo exponencial de crescimento e expansão demográfica com ajuda da tecnologia e da medicina moderna. Reinando soberano e solitário lá do alto da pirâmide alimentar global. Cercado por súditos e escravos paquidérmicos, para servir de alimento. No entanto, será obrigado a conviver com ambientes poluídos, devastação generalizada de biomas marinhos e terrestres e novas doenças do corpo e da mente. É o destino mais provável do último dos carnívoros.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
14 de julho de 2026

Câmara aprova urgência para sustar ampliação da Estação Ecológica de Taiamã, no Pantanal

Proposta da deputada Coronel Fernanda (PL-MT) derruba ampliação da unidade de conservação em 56.959 hectares; Governo Lula aumentou área protegida em março

Salada Verde
14 de julho de 2026

Jader Barbalho quer urgência para reduzir Floresta Nacional do Jamanxim

Requerimento para que Projeto de Lei avance diretamente no Plenário do Senado foi apresentado nesta segunda; Proposta foi aprovada apressadamente na Câmara em maio

Reportagens
14 de julho de 2026

Como uma memória de infância levou à descoberta de um peixe no Ceará

Nova espécie de peixe-das-nuvens encontrada na Caatinga graças à ciência cidadã já é considerada por pesquisadores em perigo crítico de extinção devido à localização restrita

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Comentários 1

  1. Mario augusto simi diz:

    Pode acreditar que se nada for feito , será assim….infelizmente…