Colunas

Cana hi-tech?

Tribunal de Justiça de São Paulo referenda lei municipal que proíbe queimadas nas plantações de cana-de-açúcar, tocadas até hoje como na idade da pedra. É a vez das máquinas.

23 de março de 2007 · 17 anos atrás

Poucas semanas depois do encontro de brilhantes estadistas protagonizado por Bush e Lula, e ainda em meio ao frenesi causado pelas promessas de redução de tarifas para a exportação do nosso etanol para os Estados Unidos, a Corte Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo dá o que pode ser o primeiro passo para acabar de vez com as polêmicas queimadas da palha da cana-de-açúcar.

Na última quarta-feira, 21 de março, a Corte decidiu que a Lei Municipal nº 3.963/05, de Limeira (localizado a 156km da capital), que proíbe a prática de pôr fogo nas palhas de cana-de-açúcar, é constitucional, e que o Município tem competência para legislar em matéria de proteção ambiental.

Até agora, o Tribunal vinha acolhendo o entendimento do pessoal da indústria sucro-alcooleira, que defendia a inconstitucionalidade da lei municipal porque ela, em tese, contrariaria uma lei do Estado de São Paulo que prevê uma redução gradativa nas queimadas até o ano 2031. Além disso, as queimadas eram defendidas pelo velho (caduco) argumento de que a mecanização da colheita (que dispensa a prática da queima das palhas) geraria muito desemprego etc…

O que se fazia, portanto, era evitar ao máximo a mecanização, obrigando as queimadas da palha, que fica no chão como resultado da colheita do ano anterior, para permitir o acesso mais fácil dos cortadores aos pés de cana. A colheita manual, segundo os plantadores, além de gerar emprego (sub-emprego seria mais adequado), aumenta a produtividade da terra, já que os cortadores conseguem decepar a cana bem próximo à raiz, o que as máquinas não fazem (as máquinas cortam a cana cerca de 15cm acima do solo), além de permitir um maior adensamento da plantação. E isso vinha colando como desculpa para continuar botando fogo.

Mas os magistrados paulistas, ainda bem, vêm mudando de opinião, no que o Desembargador Renato Nalini chama de “um sinal de maturidade”. Dos 21 desembargadores que votaram no caso, 15 entenderam que a prática da queima é primitiva. Segundo o voto de Nalini, “a lei estadual eufemisticamente veda a queima da cana. Só que propõe leniência incompatível com os danos causados à saúde dos municípios e à qualidade de vida regional. Legítima a atuação das cidades ao vedarem a continuidade daquilo que se mostra tão pernicioso”.

Ele tem razão. Uma coisa é reduzir gradativamente uma determinada prática tradicional, com raízes profundas na nossa cultura. Outra é permitir que se continue poluindo e lançando gases nocivos na atmosfera por mais 25 anos simplesmente porque o país tem a mania de manter um pé na idade da pedra, sob o pretexto absurdo de ter que dar sustento à enorme massa de mão-de-obra desqualificada criada por sucessivos governos inoperantes. Isso, sim, é o absurdo da solução paliativa.

Quanto à perda da produtividade, já há quem defenda que a colheita mecânica traz mais benefícios do que prejuízos, porque o toco de cana que a máquina deixa sobre a raiz guarda nutrientes que potencializam a colheita do ano seguinte (o pé de cana permite em torno de 5 safras), além de não utilizar o fogo para limpar o terreno, poupando o solo de uma degradação desnecessária. Ou seja, a perda inicial de produtividade seria mais do que compensada pelo ganho nas lavouras subseqüentes.

Talvez por isso na região Sudeste, que concentra 70% das plantações de cana do país, a mecanização já atinja 40% da lavoura (e isso considerando-se que aqui o terreno é menos plano do que no Centro-oeste e, portanto, menos adequado ao uso de máquinas). Ou seja, a proibição da queima da palha de cana-de-açúcar é, provavelmente, a melhor coisa que poderia acontecer para o país: vai acabar com ao menos uma das formas de exploração desumana dos trabalhadores rurais, reduzir as emissões de gases nocivos e, de tabela, pode aumentar a produtividade do setor e a competitividade do país.

O meu único medo é que, se a coisa der muito certo, os terroristas do Al-Quaeda, que já rondam as fronteiras do país, podem vir guardar suas armas de destruição em massa no Rio de Janeiro, nos transformando numa ameaça para a democracia (um governo pouco democrático e uma crescente massa de fanáticos religiosos nós já temos). Aí, só uma intervenção imediata, rápida e cirúrgica dos Estados Unidos poderá nos salvar da danação.

Leia também

Notícias
25 de abril de 2024

Brasil registra o maior número de conflitos no campo desde 1985, diz CPT

Segundo os dados da Comissão Pastoral da Terra, país teve 2.203 conflitos em 2023, batendo recorde de 2020; 950 mil pessoas foram afetadas, com 31 assassinatos

Salada Verde
25 de abril de 2024

Acnur anuncia fundo para refugiados climáticos 

Agência da ONU destinará recursos do Fundo para proteger grupos de refugiados do clima. Objetivo é arrecadar US$ 100 milhões de dólares até o final de 2025

Salada Verde
25 de abril de 2024

Deputados mineiros voltam atrás e maioria mantém veto de Zema à expansão de Fechos

Por 40 votos a 21, parlamentares mantém veto do governador, que defende interesses da mineração contra expansão da Estação Ecológica de Fechos, na região metropolitana de BH

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.