Fotografia

A Amazônia por Andreas Valentin

Os reflexos dos espelhos d’água da Amazônia parecem pintura. Essas obras da natureza estão registradas pelas lentes do fotógrafo Andreas Valentin.

Alexandre Sant´Anna ·
17 de dezembro de 2004 · 21 anos atrás

O carioca Andreas Valentin viveu 15 anos na Amazônia e sua obra mostra a intimidade que tem com a região. São fotos plásticas, de quem teve o olho treinado pelo pintor Hélio Oiticica – seu professor de arte desde os 5 anos de idade. Como se não bastasse conviver com um artista desse porte, o fotógrafo de 52 anos foi assistente de produção e de direção do filme “Fitzcarraldo” (1982), filmado na floresta pelo respeitado diretor alemão Werner Herzog.

Durante o período em que morou na Amazônia, Valentin fotografou desde rios, matas e céu até a cultura local. Em 1998, publicou o livro “Vermelho, um Pessoal Garantido”, e em 1999 “Caprichoso, a Terra é Azul”, frutos de um estudo fotográfico sobre o Festival Folclórico de Parintins, também conhecido como a festa do boi-bumbá. Um trabalho sobre a rivalidade entre os dois grupos responsáveis pela festa rendeu a André o prêmio Pierre Verger de Fotografia de 2004.

Atualmente, o fotógrafo é professor de História da Arte, Imagem e Cultura Brasileira na Universidade Gama Filho e professor do curso de pós-graduação Fotografia como Instrumento de Pesquisa nas Ciências Sociais, da Universidade Cândido Mendes. Ele se formou em História da Arte e Cinema pelo Swarthmore College, nos Estados Unidos, e é mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense.

Nos últimos anos desenvolveu trabalhos para e revista VOGUE Brasil e participou da equipe de documentários realizados pela BBC, pela NBC e pela Thames Television. Também foi coordenador de projetos da Fundação Nacional de Arte.

Leia também

Notícias
19 de dezembro de 2025

STF derruba Marco Temporal, mas abre nova disputa sobre o futuro das Terras Indígenas

Análise mostra que, apesar da maioria contra a tese, votos introduzem condicionantes que preocupam povos indígenas e especialistas

Análises
19 de dezembro de 2025

Setor madeireiro do Amazonas cresce à sombra do desmatamento ilegal 

Falhas na fiscalização, ausência de governança e brechas abrem caminho para que madeira de desmate entre na cadeia de produção

Reportagens
19 de dezembro de 2025

Um novo sapinho aquece debates para criação de parque nacional

Nomeado com referência ao presidente Lula, o anfíbio é a 45ª espécie de um gênero exclusivo da Mata Atlântica brasileira

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.