Fotografia

No fogo, o fascínio e a perdição dos homens

Incêndios são traiçoeiros. Fotografá-los é tarefa perigosa mas necessária, pois eles se repetem seja pela mão do homem ou da natureza.

Lucas Lacaz Ruiz ·
10 de setembro de 2012 · 12 anos atrás

As fotos desse ensaio foram feitas durante um incêndio em São José dos Campos, perto do aeroclube, na área do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia da Aeronáutica). Ao sair de casa para levar o meu filho ao futebol vi uma enorme luz perto do aterro sanitário e não tive dúvidas, deixei meu filho no treino e fui trabalhar.

Já havia fotografado a mesma área, que ardera há um ano. Fotografar o fogo é uma atividade que pode ser bastante perigosa, pois ele pode ser traiçoeiro, encurralando ou intoxicando com a fumaça. O trabalho é árduo. O ano passado, o fogo foi à noite e enquanto fazia as imagens caí em um buraco. Por sorte, era raso e me machuquei pouco.

Desde os primórdios da humanidade o homem é fascinado pelo fogo. Sua mitologia é vasta, pois o seu controle mudou a vida da humanidade. É uma força da natureza sobrenatural e fugaz. Desde criança, eu também não escapei ao fascínio pelo fogo. Monitorando a fumaça encontro o local das queimadas, mas ela engana. Já fui parar em uma cidade vizinha procurando queimadas. A outra dificuldade é encontrar a melhor posição para fotografar. O ideal é chegar perto do fogo, mas se isso for impossível uma opção é buscar um terreno alto. Sempre que posso, procuro dar pelo menos duas visões da situação trabalhando com uma grande angular e com uma meia tele.

Na minha prática de fotojornalismo, lido e gosto de pautas variadas, entre eles as fábricas, a arquitetura, as lutas sociais e o lixo. Mas confesso um fraco por queimadas e não tenho medido esforços para registrá-las. Acredito que muitas delas são consequência do desequilíbrio que o homem tem provocado na natureza. Fotografo e penso se estamos construindo algo ou destruindo o mundo.

height=”500

Lucas Lacaz Ruiz é fotógrafo e fotojornalista. Trabalha na região de São José dos Campos.

 

height=”500

Leia também

Notícias
24 de abril de 2024

Na abertura do Acampamento Terra Livre, indígenas divulgam carta de reivindicações

Endereçado aos Três Poderes, documento assinado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e organizações regionais cita 25 “exigências e urgências” do movimento

Reportagens
24 de abril de 2024

Gilmar suspende processos e propõe ‘mediação’ sobre ‘marco temporal’

Ministro do STF desagrada movimento indígena durante sua maior mobilização, em Brasília. Temor é que se abram mais brechas para novas restrições aos direitos dos povos originários

Notícias
24 de abril de 2024

Cientistas descobrem nova espécie de jiboia na Mata Atlântica

A partir de análises moleculares e anatômicas, pesquisadores reconhecem que jiboia da Mata Atlântica é diferente das outras, e animal ganha status de espécie própria: a jiboia-atlântica

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.