![]() |
Verônica Theulen, colunista de ((o))eco, tem um fraco pelo Cerrado Brasileiro. Com seus 2 milhões de km2, cerca de 25% do território nacional, distribuídos por mais de 13 estados, é considerado o segundo maior bioma do Brasil e da América do Sul, superado apenas pela Floresta Amazônica. O Cerrado é considerado uma das regiões de maior diversidade do planeta, mas também uma das mais ameaçadas. Depois da Mata Atlântica, o Cerrado é o ambiente brasileiro que mais sofreu alterações com a ocupação humana. Mas a velocidade em que isso vem acontecendo não é comparável a nenhum outro lugar do país. Depois de apreciar esta bela foto do Cerrado, leia mais textos sobre este incrível bioma nos links abaixo.
Cerrado, da nostalgia à conservação
Reservas extrativistas no Cerrado, para quê?
Estratégia para acabar com o Cerrado
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
SPVS lança videocast sobre parceria internacional que protege papagaios ameaçados na Mata Atlântica
Cooperação de mais de duas décadas combina ciência, território e comunidades para tirar espécies da lista de extinção e impulsionar economia local na Mata Atlântica →
Governador em exercício revoga decreto que retirava zona de amortecimento de UCs no Rio
Magistrado Ricardo Couto revogou último decreto do ex-governador do Rio, que anulava planos de manejo e zonas de amortecimentos em cinco APAs no estado →
Fiocruz promove conferência para incluir ecocídio e racismo ambiental na Agenda 2030
Evento reúne sociedade civil e especialistas para formular propostas que integrem justiça ambiental e igualdade racial às metas globais de desenvolvimento sustentável →

