“O adeus de Niède Guidon, a matriarca da Serra da Capivara” e mais
Aos 92 anos, Niède Guidon faleceu na madrugada desta quarta-feira (4). A arqueóloga franco-brasileira sofreu um infarto em sua casa, em São Raimundo Nonato, no Piauí, e não resistiu. Ela se despede do mundo no lugar que justamente a projetou para ele: a Serra da Capivara, um dos locais com a maior concentração de pinturas rupestres do planeta. Foi lá que mais de cinco décadas de trabalho deixaram um vasto legado que vai muito além das fronteiras científicas e arqueológicas. Niède foi uma verdadeira matriarca, tanto para Caatinga e para Serra da Capivara, da qual tanto cuidou – sendo peça-chave para criação de um parque nacional na região – quanto para seus alunos, colegas de trabalho, assistentes de campo e também para os moradores dos municípios ao redor da área protegida.
Boa leitura!
Equipe ((o))eco
05 de junho de 2024
Ei! Você já faz parte do Whatsapp do ((o))eco?
Ele é mais um canal para você se manter atualizado das notícias do meio ambiente. Lá, você vai receber nossos boletins de áudio, reportagens imperdíveis e conteúdos sobre meio ambiente direto na palma da sua mão. E, toda segunda-feira, a sua semana começa com uma notícia positiva do nosso EcoCast!
Vem com a gente! Basta Clicar no banner da preguicinha para participar 👇🏾
O adeus de Niède Guidon, a matriarca da Serra da Capivara
Niède Guidon, a gigante da conservação e da pesquisa
Verão em Realengo
Está gostando da nossa newsletter diária? Você pode receber todos os fins de semana a nossa Newsletter O Eco+ — mais completa e analítica — participando da nossa campanha de membros. Além disso, você ajuda a financiar o jornalismo ambiental independente. É só clicar abaixo para se inscrever.





