Notícias

Sem caviar

As Nações Unidas, através de seu braço que controla o comércio internacional de produtos derivados de espécies ameaçadas, proibiu a exportação de caviar da Rússia, Iran, Azerbaidjão e Kazaquistão.Os países, que cercam o mar Cáspio, o maior habitat natural do esturjão, de cujas ovas se produz o caviar, são acusados de não cumprirem acordo internacional para proteger o peixe. Segundo a ONU, a coleta ilegal está a ponto de varrê-lo daquela região. Reportagem do The New York Times (gratuito, pede cadastro) diz que o centro do problema é a Rússia, onde a herança da mentalidade desenvolvimentista do comunismo incentiva o contrabado e a pesca irregular. A medida não vai afetar a circulação de caviar no mercado russo, mas vai atrapalhar bastante a sua venda na Europa e nos Estados Unidos. Sem o selo da ONU, a sua importação nessas regiões é impossível. O jornal registra que os preços de caviar na América da Norte já começaram a subir por conta da decisão. A ONU já havia banido as exportações de caviar produzidas a partir das ovas de esturjões capturados no Mar Negro e no Rio Amur, entre a China e a Rússia. Leitura de 4 minutos.

Manoel Francisco Brito ·
1 de setembro de 2004 · 22 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
7 de junho de 2026

UCs são frente de defesa contra crise climática, destaca presidente do STJ

Abertura da UCBIO contou com palestra magna do ministro Herman Benjamin e homenagem ao legado de Maria Tereza Jorge Pádua para criação de UCs no Brasil

Salada Verde
5 de junho de 2026

Últimos dias de chamada para criação de curso de capacitação de gestores de UCs

Edital da UNESCO busca propostas de consultoria para desenvolver e ministrar curso semipresencial de capacitação de gestores públicos de unidades de conservação

Salada Verde
5 de junho de 2026

Pesquisa expõe risco de extinções em cascata entre morcegos e parasitas

Estudo aponta que espécies de moscas ectoparasitas correm risco de desaparecer junto com seus hospedeiros ameaçados

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.