Notícias

Lanterna dos afogados

Volta e meia surge um grupo de cientistas com novos valores para o aumento do nível dos oceanos até o fim do século em virtude do degelo polar. Por exemplo, a edição de hoje do The Independent diz que um estudo feito por pesquisadores da Universidade do Colorado (EUA) com o auxílio de satélites mostrou que o volume de água proveniente do derretimento de camadas de gelo e montanhas glaciais (com exceção dos gigantes Groenlândia e Antártica) aumenta a cada ano. Um dos autores do documento, o professor Mark Meier, afirmou que uma das funções do trabalho é mostrar para as próximas gerações que os principais vilões da elevação no nível dos mares – que pode ultrapassar os 20 cm até o 2100 – não são as duas ilhas de tamanhos continentais. Pelo menos por enquanto.

Eric Macedo ·
20 de julho de 2007 · 19 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Externo
2 de setembro de 2026

Planeta vai ultrapassar 1,5ºC de aquecimento e precisa lidar com consequências

Relatório do Pnuma aponta que humanidade já enfrenta um mundo perigosamente mais quente; mesmo no cenário mais otimista, aquecimento deve atingir 1,8ºC

Reportagens
2 de setembro de 2026

Guarás do Recôncavo revelam a importância dos manguezais

O aumento dos avistamentos da espécie na Bahia é resultado de 30 anos de reflorestamento com mudas nativas e de ações de educação ambiental voltadas a pescadores e marisqueiras

Colunas
2 de setembro de 2026

O todo é maior do que a soma das partes

Podemos ter excelentes protocolos, uma equipe treinada, equipamentos adequados e as melhores medidas preventivas. Mas há algo que não cabe no checklist: a construção da relação

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.