Notícias

Que futuro?

Arrastando-se há décadas e décadas, o slogan “Brasil, país do futuro” começa a fazer sentido, pelo menos para quem olha de fora. Em sua edição de sábado, o diário britânico The Guardian reservou um espaço razoável para falar do “gigante adormecido da América do Sul”, que começa a despertar. Na reportagem, a folia do agronegócio é exaltada, por encabeçar uma lista extensa de produtos exportados com a bandeira verde-amarela. As novas reservas de petróleo anunciadas pela Petrobras também são lembradas, numa constatação de que Deus realmente seria brasileiro. A economia vai bem, obrigado, a classe média engorda e as relações internacionais estão de vento em popa. Com essa maravilha de cenário, sobraram poucas linhas no pé da matéria para dizer o que vai mal por aqui. Mesmo assim, nem uma palavra remeteu a problemas ambientais, que tem potencial para, no futuro, acabar com qualquer festa.

Redação ((o))eco ·
12 de maio de 2008 · 18 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
10 de setembro de 2026

Fracking: pedido de vista interrompe julgamento no STJ sobre exploração de óleo e gás

Relator adia voto após ouvir manifestação dos colegas. Julgamento deverá definir quais regras deverão ser seguidas caso a atividade seja realizada no Brasil

Externo
10 de setembro de 2026

Secas já deixam cerca de 1.700 municípios brasileiros sob alto risco de falta de água

Crise climática adiciona novos extremos a regiões que historicamente convivem com o problema, mostra levantamento do Observatório do Clima sobre índices da plataforma AdaptaBrasil

Notícias
10 de setembro de 2026

Flávio Bolsonaro repete o pai e apresenta 7 propostas antiambientais

Análise do Observatório do Clima aponta Lula à frente na agenda ambiental; programa de Flávio Bolsonaro tem apenas uma proposta positiva

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.