Notícias

Passagem pela Irlanda do Norte

As áreas protegidas de Larrybane/Carrick-a-rede e Giants Causeway são manejadas pelo National Trust, referência em como envolver proprietários rurais na conservação.

Gustavo Faleiros ·
20 de maio de 2009 · 13 anos atrás
Clique na imagem e confira um slideshow com paisagens irlandesas.
Clique na imagem e confira um slideshow com paisagens irlandesas.

Há duas semanas, eu fui a Belfast, capital da Irlanda do Norte. Confesso que não foi uma escolha entusiamada, mas conveniente. Precisava encontrar o meu irmão e ali era, digamos, o meio do caminho entre nós dois. Minha expectativa era fazer turismo histórico, político.

Meu conhecimento sobre a região, afinal, se restringia aos “problemas” das décadas de 1970 e 1980: a eterna batalha entre católicos separatistas e protestantes monarquistas foi e ainda é a característica principal pela qual este pequeno país é lembrado.

Mas bastou uma lida mais atenta no guia de viagem e ver as fotos da costa de Ulster (nome em irlandês do país) para descobrir que por ali havia muito mais para se ver.

Belfast é uma cidade incrível, as pessoas são surpreendentemente amáveis. O turismo político pelas zonas de Shankill e Fall Road, onde tantas bombas explodiram e pessoas perderam suas vidas, é de gelar a espinha. No entanto, ir até lá e não conhecer o litoral é um desperdício. É uma região linda, com montanhas verdejantes e vales profundos com rios cristalinos. 

Eu tive a oportunidade de visitar duas áreas protegidas, Larrybane/Carrick-a-rede e Giants Causeway, ou Passarela do Gigante, em tradução livre. Ambas são manejadas pelo National Trust, um grupo não-governamental fundado no fim do século 19 e hoje considerado uma referência em como envolver proprietários rurais na conservação.

O tempo castiga um pouco, é verdade. Rajadas poderosas de vento e chuva preenchem o dia todo, intercalados por momentos de céu azul. Ainda assim, não deixa de ser um espétaculo da natureza ver a chuva formando-se sobre o mar e avançndo em direção à ilha.

Mais informações nesses sites:

http://www.tourismnorthernireland.com/

http://www.nitb.com/

  • Gustavo Faleiros

    Editor da Rainforest Investigations Network (RIN). Co-fundador do InfoAmazonia e entusiasta do geojornalismo. Baterista dos Eventos Extremos

Leia também

Notícias
26 de novembro de 2021

Informação obtida via LAI revela que MCTI recebeu dados do desmatamento em 1º de novembro

Ministro Marcos Pontes disse que dados não foram publicados antes da Conferência do Clima porque ele estava de férias. Agenda oficial registra férias entre 8 e 19 de novembro

Notícias
26 de novembro de 2021

Jornalismo digital brasileiro se une em campanha de financiamento

Ação reúne 26 organizações com objetivo de arrecadar doações para fortalecimento do jornalismo digital de qualidade

Reportagens
26 de novembro de 2021

MPF pede anulação da Licença de Instalação do Linhão Tucuruí na terra Waimiri Atroari

Ação aponta que União e a Transnorte agem ilegalmente no licenciamento da obra. Autossuficientes em energia elétrica, os Waimiri Atroari são contra o empreendimento e sentem “a floresta sangrar”

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta