Notícias

A floresta anciã

A Floresta de Foxley pode ser a mais antiga do leste da Inglaterra, com 6 mil anos. Mas as grandes florestas no Reino Unido parecem mesmo ter ficado mesmo no tempo de Robin Hood.

Gustavo Faleiros ·
2 de junho de 2009 · 17 anos atrás

Há  duas semanas, eu e Andreia Fanzeres visitamos uma reserva florestal na região de Anglia Oriental, no Reino Unido. A Floresta de Foxley fica em um pequeno povoado de mesmo nome, a 200 quilômetros de Londres. O que nos atraiu até lá foi um pequeno folheto que informava ser aquela a floresta mais antiga do leste da Inglaterra. Segundo o não-governamental Fundo de Proteção da Vida Selvagem de Norfolk, que cuida do local, Foxley é uma área coberta por florestas há cerca de 6 mil anos.

Animados em conhecer uma floresta tão antiga, interrogamos um representante da ONG de Norfolk sobre a idade da floresta. Ele nos disse que esta é uma questão em debate, pois Foxley vem sendo alterada por intervenções humanas por anos e anos. O que se sabe, é que o atual desenho da floresta já aparece no Doomsday Book, o primeiro censo feito na Inglaterra, no ano de 1066!

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



A caminhada pela mata, independente de sua idade, foi bastante agradável, e o sentido de floresta temperada nunca se fez tão presente. As maiores árvores que vimos foram carvalhos e bétulas. A área que causa mais frisson, no entanto, é a chamada bluebell (sinos azuis), com pequenas flores azuladas na vegetação rasteira.

Foi um bom passeio, mas a caminhada é bem curta e isso foi um pouco decepcionante. Grandes florestas no Reino Unido parecem mesmo ter ficado no tempo de Robin Hood.

 

  • Gustavo Faleiros

    Editor da Rainforest Investigations Network (RIN). Co-fundador do InfoAmazonia e entusiasta do geojornalismo. Baterista dos Eventos Extremos

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
5 de junho de 2026

Últimos dias de chamada para criação de curso de capacitação de gestores de UCs

Edital da UNESCO busca propostas de consultoria para desenvolver e ministrar curso semipresencial de capacitação de gestores públicos de unidades de conservação

Salada Verde
5 de junho de 2026

Pesquisa expõe risco de extinções em cascata entre morcegos e parasitas

Estudo aponta que espécies de moscas ectoparasitas correm risco de desaparecer junto com seus hospedeiros ameaçados

Análises
5 de junho de 2026

Como uma árvore da época colonial se tornou esperança para um papagaio ameaçado

Com frutos que alimentam a ave e cavidades que servem de ninho, o guanandi ocupa um papel central na manutenção das populações de papagaio-de-cara-roxa

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.