Nos últimos dois anos, os Estados Unidos reduziram 9% de suas emissões de dióxido de carbono, segundo último levantamento do Departamento de Energia americano (DOE, na sigla em inglês). O resultado, apesar de em parte ser reflexo da desaceleração econômica mundial, animou especialistas no assunto, que acreditam ser esta a guinada americana em relação à sua eficiência energética. Lester R. Brown, presidente do Earth Policy Institute considerado um dos “gurus” do meio ambiente global da atualidade, é um desses otimistas. Em artigo publicado hoje (14) no site do instituto que comanda (em inglês), Brown defende que a redução das emissões de CO2 “pode ser mais fácil do que muita gente imagina”.
Mesmo ainda sem uma legislação federal, ele acredita que as políticas recentes aplicadas no país o estão colocando firmemente no caminho da energia limpa. Para validar sua tese, o pesquisador cita as 130 usinas geotérmicas que estão sendo desenvolvidas, os parques eólicos em construção, a renovação ou substituição de usinas a carvão e a redução de 2% na frota americana de automóveis, esperada para este ano. Adicionando tudo isso, Bronw acredita que uma meta de até 20% não seria assim tão difícil de alcançar. O problema é que nem 20% será suficiente para impedir os piores aspectos do aquecimento global.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
COP17 herda desafios de financiar combate à desertificação
Em 2024, na Arábia Saudita, a COP16 falhou na transformação dos compromissos voluntários em mecanismos práticos e financiados →
SEEG aponta 37 caminhos para reduzir emissões de metano no Brasil
Agropecuária, resíduos, florestas e energia estão entre os setores contemplados por caderno com soluções para reduzir as emissões de metano, gás 28 vezes mais potente que o CO₂ →
ONGs se juntam por novas áreas protegidas marinhas nos mares brasileiros
Proposta de mosaico de unidades de conservação visa proteger faixa de cerca de 1.500 km de montanhas submarinas, entre Ceará e Rio Grande do Norte →

