Notícias

Construção verde

Taipei 101, em Taiwan, anuncia que passará por reforma para se tornar o arranha-céu mais sustentável do mundo. Alterações na paisagem não são consideradas na construção de 509 metros de altura

Redação ((o))eco ·
13 de novembro de 2009 · 17 anos atrás

Um dos maiores prédios do mundo, o Taipei 101 (Taiwan), anunciou na última semana que vai entrar na disputa para ganhar o título de prédio sustentável mais alto do mundo. Nos próximos 18 meses, serão gastos 1,8 milhões na realização de adaptações para aumentar a eficiência energética, além de mudanças na iluminação e destinação de resíduos, nos 509 metros de altura e 101 andares da construção. O prédio já conta com alguns itens sustentáveis, como vidros feitos com baixa emissão, reciclagem de resíduos e um sistema de reuso de água da chuva. O que o Taipei almeja é a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), concedida pela organização americana Green Building Council.

Apesar das boas intenções do Taipei 101, algumas questões devem ser ponderadas quando o assunto é tornar “verde” um prédio de 101 andares. Algumas alterações na paisagem não são tão insignificantes, como a formação de barreiras que impedem a circulação do vento e a diminuição da incidência de sol na área do entorno. Atualmente, cerca de 3.500 prédios em todo mundo possuem o certificado LEED, nenhum deles da estatura do Taipei 101.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
29 de maio de 2026

Guardiãs do Babaçu: as mulheres que sustentam a floresta, a água e a tradição no Maranhão

Entre lama, coco e resistência, quebradeiras de Imperatriz preservam babaçuais, protegem a água da região tocantina e mantêm viva uma tradição ameaçada

Salada Verde
29 de maio de 2026

Rio de Janeiro sedia semana recheada de debates ambientais e climáticos

Rio Nature & Climate Week traz painéis com especialistas, lideranças indígenas, políticos, artistas, além de eventos paralelos, mostra de cinema e shows

Reportagens
29 de maio de 2026

Uma castanha brasileira que ajuda a proteger o Cerrado

Com produção de baru, cooperativa situada no noroeste de Minas Gerais fortalece agricultores locais e gera renda aliada à conservação

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.