Notícias

Exposição: Montanhas de luz

A exposição fotográfica Montanhas de luz, do montanhista e repórter de O Eco Aldem Bourscheit apresenta pela primeira vez ao público os melhores momentos de uma expedição à remota Cordilheira Huayhuash, no Peru.

Redação ((o))eco ·
25 de janeiro de 2010 · 15 anos atrás
 

Entre 3 e 28 de fevereiro, no Espaço Cultural Renato Russo, a exposição fotográfica Montanhas de luz apresenta pela primeira vez ao público os melhores momentos de uma expedição à remota Cordilheira Huayhuash, no Peru. Na aventura, cinco montanhistas do Distrito Federal percorreram a pé cerca de duzentos quilômetros, em onze dias, sempre acima dos três mil metros de altitude. O ponto mais alto do Brasil, o pico da Neblina (AM), tem 2.994 metros. A mostra contará com uma centena de fotografias, painéis e banners, com imagens de Aldem Bourscheit.

A cidade-base para a jornada realizada em agosto de 2008 foi Huaraz, quatrocentos quilômetros ao norte da capital peruana, Lima, e principal acesso àquela cadeia montanhosa. Huayhuash é uma das mais belas porções da cordilheira dos Andes, com picos coroados de neve projetando-se a mais de 6 mil metros de altitude. Onde a água degelada forma lagoas de variados tons de azul, além de córregos e rios que abastecem a população local e metrópoles nos baixios do país. Entremeando a morraria, vales verdejantes surpreendem com outra realidade andina.

Percorrendo até vinte quilômetros por dia e cruzando pasos entre montanhas com quase 5 mil metros de altitude, foi possível registrar de perto pessoas, plantas, animais e formações naturais totalmente diferentes da realidade brasileira. O frio implacável das noites e os dias regados a sol, chuva e neve fizeram da viagem uma dura experiência, sempre recompensada pelo balé de luzes nas faces da cordilheira.

A exposição conta com apoio da paulista Focal Projetos e Produtos e da agência O Eco, e também procura estimular a visitação segura e a preservação de espaços naturais, indispensáveis à sobrevivência de populações, à proteção da biodiversidade e à manutenção de atividades econômicas como o turismo, a agropecuária, a geração de energia.

Serviço:
Quê:  exposição Montanhas de luz

Onde: Espaço Cultural Renato Russo
Galeria Parangolé
508 Sul / Distrito Federal – DF

Quando: de 3 a 28 de fevereiro de 2010

Fotos: Aldem Bourscheit

Curadoria: Vera Rotta

Contato e mais amostras de fotos pelo fone: (61) 8114-9319

Saiba mais
Uma aventura nos Andes peruanos, por Aldem Bourscheit

Leia também

Notícias
5 de novembro de 2024

Quase 5 milhões de hectares de floresta na Amazônia já foram queimados em 2024

Números do INPE consideram áreas florestais onde ainda não houve a supressão total da vegetação. Bioma já acumula mais de 120 mil focos no ano

Reportagens
5 de novembro de 2024

Países emergentes podem contribuir com quase metade da meta de redução de CO2 no transporte global

Uso de biocombustíveis no Brasil e em outras nações em desenvolvimento pode evitar a emissão de quase 400 milhões de toneladas do gás de efeito estufa pelo setor até 2030, aponta relatório

Análises
5 de novembro de 2024

A insalubre, mas proveitosa, COP16 de Biodiversidade

É fundamental haver um esforço coordenado para garantir investimentos necessários para enfrentar a crise da biodiversidade (o que não foi alcançado nas negociações)

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.