Notícias

As cidades mais sujas do mundo

As cidades com os piores níveis de poluição do mundo estão em países paupérrimos. Não fosse a ausência de recursos, melhorar seria relativamente barato.

Redação ((o))eco ·
11 de fevereiro de 2010 · 15 anos atrás

Baseada no ranking de qualidade de vida da consultoria Mercer Human Resource, a revista Forbes publicou uma matéria sobre as cidades mais sujas do mundo. Nova York, com índice 100, foi a base da comparação. Abaixo, uma lista das 25 piores.  Quanto menor o número-índice à direita, mais problemática. A campeã foi Baku, a capital do Azerbaijão, com índice 27,6. Em seguida vieram Daca, Bangladesh, e Antananarivo, Madagáscar, completando o pódio espúrio.

Entre os maiores perigos, o texto chama atenção para o perigo da poluição do ar, que costuma ser a principal fonte de intoxicação por chumbo. A maior parte da poluição que suja essas cidades é barata de limpar e tem alto retorno. Por exemplo, cada dólar investido em saneamento tem retorno de nove dólares em economia com custos de saúde e aumento de produtividade no trabalho.

Seria possível argumentar que a indesejada posição de Baku é consequência da atividade de extração e embarque de petróleo, principal setor da economia local. O problema é que, nesse ranking, Calgary (com índice de 131,7), Canadá, foi considerada a cidade mais limpa do mundo, e ela também é famosa por sua indústria de petróleo. O ponto comum talvez seja outro. Com a exceção de Cidade do México e Moscou, que ficam em economias consideradas emergentes, a característica comum a todas as outras cidades é a extrema pobreza.

  1. Baku, Azerbaijão (27,6)
  2. Daca, Bangladesh (29,6)
  3. Antananarivo, Madagáscar (30,1)
  4. Port au Prince, Haiti (34)
  5. Cidade do México, México (37,7)
  6. Addis Ababa, Etiópia (37,9)
  7. Mumbai, Índia (38,2)
  8. Bagdá, Iraque (39)
  9. Almaty, Cazaquistão (39,1)
  10. Brazzaville, Congo (39,1)
  11. Ndjamena, Chad (39,7)
  12. Dar es Salaam, Tanzânia (40,4)
  13. Bangui, República Centro-Africana (42,1)
  14. Moscou, Rússia (43,4)
  15. Ouagadougou, Burkina Faso (43,4)
  16. Bamako, Mali (43,7)
  17. Point Noire, Congo (43,8)
  18. Lome, Togo (44,1)
  19. Conacri, Guiné (44,2)
  20. Nouakchott, Mauritânia (44,7)
  21. Niamey, Niger (45)
  22. Luanda, Angola (45,2)
  23. Maputo, Moçambique (46,3)
  24. Nova Délhi, Índia (46,6)
  25. Port Harcourt, Nigéria (46,8)

Leia também

Reportagens
28 de maio de 2025

“Brasil não pode ser petroestado e líder climático ao mesmo tempo”, alerta Suely Araújo

Em meio às discussões da COP 30, ex-presidente do Ibama critica a expansão petrolífera e aponta riscos da exploração na Foz do Amazonas

Notícias
28 de maio de 2025

“O poder da juventude está em aproximar realidades cotidianas dos espaços de decisão”

Cientista ambiental da Rede Favela Sustentável avalia papel do jovem no enfrentamento da crise climática, tema-foco do IV Fórum Terra 2030

Notícias
28 de maio de 2025

Onda de apoio a Marina Silva após ataques sofridos no Senado une ministras, governadoras e sociedade civil

Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima foi alvo de violência política e de gênero durante audiência de comissão

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.