Notícias

Lâmpadas LED acessíveis

No futuro próximo dos seus projetos de iluminação, cogite as lâmpadas LED. Lá fora, o preço começa a ceder e se tornar acessível para o consumidor. Só falta acontecer o mesmo aqui.

Redação ((o))eco ·
17 de maio de 2010 · 14 anos atrás

A era da iluminação a LED está começando para os consumidores comuns. Bem, pelo menos na Home Depot, loja de material de construção e bricolagem americana, que está oferecendo um modelo com capacidade equivalente a uma lâmpada de 40 watts por meros 20 dólares, menos da metade do que custava até então. Ainda é caro, mas compensa porque, segundo a empresa, o novo produto (chamado Ecosmart LED) tem vida útil de 22 anos. 

O consumo da lâmpada LED é 80% menor do que a incandescente e 30% abaixo da lâmpada fluorescente. Sobre essa última oferece outras vantagens. A temperatura de funcionamento é ainda mais baixa. Em supermercados, trata-se de um fator importante, porque quanto mais quente for a lâmpada que ilumina os freezers de alimentos, maior o gasto de energia para esfriá-los. As fluorescentes contêm mercúrio. Por isso, não podem ser recicladas e sua disposição custa mais. Finalmente, têm problemas operacionais. Não podem ficar ao tempo e não aceitam dimmers nem timers. As LED, por sua vez, são versáteis. Aceitam tudo isso e ainda vêm em uma variedade de formatos e potências que resolve qualquer problema de iluminação.

Um dos primeiros usos viáveis das lâmpadas LEDS em produtos de consumo foi nas Headlamps (lanternas de mineiros, presas à cabeça), muito usadas em esportes de aventura. Quem tem, sabe que a luz é mais branca, pesa uma fração das antigas (pois a bateria é menor) e não morrem de repente, o que tranquiliza no uso em situações de risco. A aplicação em TVs e monitores de PC também chegou para ficar. Na realidade, a tecnologia de imagem é a mesma, o LCD, mas a iluminação da tela é que deixa de ser feita por lâmpadas fluorescentes e passa a ser a LED. Há um ano, esses produtos custavam de 50% ao dobro da TV LCD comum. Hoje, a diferença já está na faixa dos 30%. Nesse caso, além de consumir menos e não usar mercúrio, proporcionam um contraste de imagem várias vezes maior. Estão chegando com toda a força. Dentro de um ano ou dois será difícil encontrar uma TV LCD que não seja LED.

Faltava remover uma barreira para a chegada definitiva do LED no nosso dia a dia: o preço proibitivo. E esse está derretendo.

Leia também

Salada Verde
16 de abril de 2024

ONU espera a posição brasileira sobre crimes contra vida silvestre

A proposta e as de outros países para proteger a biodiversidade com melhores políticas, leis e ações serão debatidas na Áustria

Salada Verde
15 de abril de 2024

MMA revoga normas de Bolsonaro que dificultavam aplicação de multas ambientais

Mudanças foram publicadas no Diário Oficial nesta segunda-feira (15). Durante gestão anterior, aplicação de multas ambientais na Amazônia caiu 93%

Reportagens
15 de abril de 2024

Área de mangue bem conservado cresce 33% na APA Guapi-Mirim, na Baía de Guanabara

Proteção assegurada por unidades de conservação favoreceu regeneração natural; Atividades do Gaslub (antigo Comperj) ameaçam APA e Esec Guanabara

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.