Notícias

Byrne vai de bike

A cidade ideal tem um pouco de Nova York, Tóquio, Buenos Aires e Glasgow. O músico David Byrne formou sua imagem de perfeição conhecendo o mundo de bicicleta.

Redação ((o))eco ·
5 de julho de 2010 · 11 anos atrás

O músico David Byrne, fundador do grupo Talking Heads, é um observador atento da paisagem urbana, por onde circula de bicicleta. Esse é o seu meio de transporte predileto em Nova York, onde mora, e nas suas viagens mundo afora. Através do seu olhar de ciclista, analisa os elementos da cidade perfeita:

“Esta é uma frase de Jane Jacobs. A cidade perfeita é onde coisas diferentes acontecem, relativamente perto uma das outras e em vários horários ao longo do dia (…) O bairro saudável não se esvazia às seis da tarde, como é o caso da maior parte do centro de Los Angeles. Na cidade perfeita sempre existe movimento e coisas acontecendo no meu entorno”.

“Depois de passar 30 anos usando uma bicicleta para cruzar Nova York, vi a cidade – especialmente Manhattan, onde moro – mudar para melhor e para pior. Durante esse período, comecei a levar nas minhas viagens uma bicicleta dobrável para ter a experiência de ciclista também em outros lugares. Ver cidades de uma bicicleta é prazeroso e instrutivo. Em uma bike se vê muito mais do que de uma estrada. E com o trânsito, em muitas cidades, com freqüência é tão rápido quanto andar de carro”.

“Estacionamentos são o equivalente a terra morta. Eles não animam em nada a cidade e eu ficaria feliz se em Nova York muitos deles não existissem. Seria um tremendo inconveniente para os motoristas, mas a não ser que possam ser escondidos nos subterrâneos, como com freqüência ocorre no Japão, estacionamentos, sejam terrenos ou garagens, são simplesmente zonas mortas”.
 

Vale a pena ler todo o artigo (Eduardo Pegurier).

 

Leia também

Salada Verde
15 de outubro de 2021

GLO ambiental não será renovada, anuncia Mourão

A operação acabou nesta sexta-feira (15). Atuação de militares não resultou em diminuição do desmatamento na Amazônia, mesmo com efetivo e orçamento maiores que dos órgãos ambientais

Notícias
15 de outubro de 2021

Justiça do México suspendeu revisão da meta climática, apresentada em 2020

Assim como o Brasil, o México revidou a meta para abaixo do estabelecido no Acordo de Paris. Greenpeace questionou na Justiça a nova NDC e ganhou

Reportagens
15 de outubro de 2021

Com acordo político, 1ª parte da Conferência da ONU sobre Biodiversidade chega ao fim na China

Mais de 100 países assinaram Declaração de Kunming, se comprometendo politicamente a preservar a biodiversidade do planeta

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta