Notícias

Expedição Criosfera – Problemas médicos decorrentes do frio

Os problemas médicos que os pesquisadores enfrentam na Antártica incluem as queimaduras de frio, a hipotermia e a insuspeita desidratação.

Jefferson Simões ·
19 de janeiro de 2012 · 12 anos atrás
Pesquisadores no gelo. Foto: Alexandre Alencar
Pesquisadores no gelo. Foto: Alexandre Alencar
Hoje, com a facilidade de montar-se uma dieta balanceada e roupas leves e térmicas, os problemas médicos foram muito atenuados e casos de mortes por exposição ao frio são raros. No entanto, temos que estar alerta aos seguintes problemas:

Queimadura pelo frio (frostbite) – é início do processo de congelamento de parte do corpo. Se for externa, na epiderme, formará uma bolha parecida àquela de queimadura por calor. Se rapidamente tratada, problemas graves são evitados. Mas caso progrida para os vasos internos de um artelho, isso poderá levar a gangrena e amputação. Ainda hoje ocorre com aqueles que descuidadamente tiveram que trabalhar com metal sem proteção para a mãos (ou perderam suas luvas). Os dedos dos pés também são atingidos. Secar as botas e mudar as meias diárias frequentemente é essencial. Além disso, temos que observar constantemente se não há manchas brancas no nariz e bochechas de nossos colegas, este será o primeiro sinal de queimadura por frio!

Hipotermia – Um dos problemas mais graves, pois se dá lentamente e geralmente percebido em estado mais adiantado. A temperatura do corpo como um todo cai, por exposição aos elementos, e pode ser acelerada pela má alimentação e desidratação. Ao chegar a 35°C o corpo já está tremendo, mas mais grave será quando passado este estágio, o explorador começar a sentir-se sonolento. É claro, se progredir levará a morte.

Desidratação – O problema médico mais frequente, recorrente em várias expedições ou até mesmo em estações. O interior da Antártica é muito seco e alto, e isso facilita a perda de água do corpo. O problema é que o frio mascará a desidratação e o indivíduo não sente sede. Geralmente Identificado pela dor de cabeça, dificuldade para dormir, urina escurecida e irritação.

Estamos dentro da maior reserva de água potável do mundo, infelizmente toda no estado sólido. Assim, umas das atividades essenciais de nosso acampamento é manter sempre uma panela derretendo neve.

Leia também

Salada Verde
22 de abril de 2024

Livro destaca iniciativas socioambientais na Mata Atlântica de São Paulo

A publicação traz resultados do Projeto Conexão Mata Atlântica em São Paulo, voltados para compatibilização de práticas agropecuárias com a conservação da natureza

Salada Verde
22 de abril de 2024

Barcarena (PA) é o primeiro município a trabalhar a cultura oceânica em 100% da rede pública de ensino

Programa Escola Azul incentiva instituições de ensino de todo o país a integrar a rede e implementar cultura oceânica nas escolas. Mais de 290 escolas de todo o Brasil participam do projeto

Reportagens
22 de abril de 2024

Um macaco sem floresta na capital do Amazonas

Símbolo de Manaus, o sauim-de-coleira corre risco de desaparecer da cidade amazônica, ameaçado pelo avanço da urbanização desordenada

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.