Notícias

Importância dos recifes de corais é tema de palestra

Cientista da Australian Institute of Marine Science dará palestra amanhã sobre preservação dos oceanos no contexto de mudanças climáticas. 

Duda Menegassi ·
23 de maio de 2012 · 14 anos atrás
Coral prejudicado por bioerosão. Cerca de 75% dos corais estão ameaçados de extinção. Foto: Wikipédia.
Coral prejudicado por bioerosão. Cerca de 75% dos corais estão ameaçados de extinção. Foto: Wikipédia.

Dia 24 de maio, o cientista Kenneth Anthony, do  Australian Institute of Marine Science, dará a palestra “Respostas dos Recifes de Coral às Mudanças Climáticas e Acidificação dos Oceanos”, que será transmitida no Museu Nacional, às 14 horas. A palestra é gratuita e aberta a todos os interessados, mas vale a ressalva de que ela será realizada em inglês, sem tradução. Haverá um link ao vivo via web para todos aqueles que queiram fazer perguntas.

A iniciativa é do Programa de Pós-graduação em Zoologia do Museu Nacional (UFRJ) e do Projeto Coral Vivo, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental. A preservação dos recifes de corais é lembrada no Rascunho Zero, da Rio+20, mas Kenneth ressalta que os recifes ainda são subestimados e que ele “gostaria de ver pontos mais específicos abordando soluções para os problemas ambientais  dos recifes de coral, nesta era de crescentes ameaças”.

Segundo Kenneth, os recifes de coral são importantes não só ecologicamente por serem um dos habitats mais ricos em flora e fauna, mas também economicamente e socialmente, pois os recifes são essenciais para setores de pesca, turismo e economias interdependentes; e por serem necessários para várias pessoas que dependem deles para viver, como forma de subsistência nos trópicos.

Serviço
Palestra “Respostas dos Recifes de Coral às Mudanças Climáticas e Acidificação dos Oceanos” (Coral Reefs Responses to Climate and Ocean Changes), com o cientista Dr. Kenneth Anthony. Realizada em inglês, sem tradução.
Quando: 24 de maio, quinta-feira, às 14h.
Local: Museu Nacional – UFRJ – Auditório da Biblioteca, localizado no Horto Botânico, na Quinta da Boa Vista, São Cristóvão – Rio de Janeiro.
 

  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Leia também

Notícias
19 de dezembro de 2025

STF derruba Marco Temporal, mas abre nova disputa sobre o futuro das Terras Indígenas

Análise mostra que, apesar da maioria contra a tese, votos introduzem condicionantes que preocupam povos indígenas e especialistas

Análises
19 de dezembro de 2025

Setor madeireiro do Amazonas cresce à sombra do desmatamento ilegal 

Falhas na fiscalização, ausência de governança e brechas abrem caminho para que madeira de desmate entre na cadeia de produção

Reportagens
19 de dezembro de 2025

Um novo sapinho aquece debates para criação de parque nacional

Nomeado com referência ao presidente Lula, o anfíbio é a 45ª espécie de um gênero exclusivo da Mata Atlântica brasileira

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.