Notícias

Importância dos recifes de corais é tema de palestra

Cientista da Australian Institute of Marine Science dará palestra amanhã sobre preservação dos oceanos no contexto de mudanças climáticas. 

Duda Menegassi ·
23 de maio de 2012 · 13 anos atrás
Coral prejudicado por bioerosão. Cerca de 75% dos corais estão ameaçados de extinção. Foto: Wikipédia.
Coral prejudicado por bioerosão. Cerca de 75% dos corais estão ameaçados de extinção. Foto: Wikipédia.

Dia 24 de maio, o cientista Kenneth Anthony, do  Australian Institute of Marine Science, dará a palestra “Respostas dos Recifes de Coral às Mudanças Climáticas e Acidificação dos Oceanos”, que será transmitida no Museu Nacional, às 14 horas. A palestra é gratuita e aberta a todos os interessados, mas vale a ressalva de que ela será realizada em inglês, sem tradução. Haverá um link ao vivo via web para todos aqueles que queiram fazer perguntas.

A iniciativa é do Programa de Pós-graduação em Zoologia do Museu Nacional (UFRJ) e do Projeto Coral Vivo, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental. A preservação dos recifes de corais é lembrada no Rascunho Zero, da Rio+20, mas Kenneth ressalta que os recifes ainda são subestimados e que ele “gostaria de ver pontos mais específicos abordando soluções para os problemas ambientais  dos recifes de coral, nesta era de crescentes ameaças”.

Segundo Kenneth, os recifes de coral são importantes não só ecologicamente por serem um dos habitats mais ricos em flora e fauna, mas também economicamente e socialmente, pois os recifes são essenciais para setores de pesca, turismo e economias interdependentes; e por serem necessários para várias pessoas que dependem deles para viver, como forma de subsistência nos trópicos.

Serviço
Palestra “Respostas dos Recifes de Coral às Mudanças Climáticas e Acidificação dos Oceanos” (Coral Reefs Responses to Climate and Ocean Changes), com o cientista Dr. Kenneth Anthony. Realizada em inglês, sem tradução.
Quando: 24 de maio, quinta-feira, às 14h.
Local: Museu Nacional – UFRJ – Auditório da Biblioteca, localizado no Horto Botânico, na Quinta da Boa Vista, São Cristóvão – Rio de Janeiro.
 

  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Leia também

Análises
12 de dezembro de 2024

As vitórias do azarão: reviravoltas na conservação do periquito cara-suja

O cara-suja, que um dia foi considerado um caso quase perdido, hoje inspira a corrida por um futuro mais promissor também para outras espécies ameaçadas

Notícias
12 de dezembro de 2024

Organizações lançam manifesto em defesa da Moratória da Soja

Documento, assinado por 66 organizações, alerta para a importância do acordo para enfrentamento da crise climática e de biodiversidade

Salada Verde
12 de dezembro de 2024

Fundo Nacional do Meio Ambiente pode apoiar resgate de animais em incêndios

E versão de plano nacional para recuperar a vegetação nativa lista a fauna silvestre como chave na restauração ecológica

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.