Notícias

A Mata Atlântica vista do espaço

Neste Dia Nacional da Mata Atlântica, aprecie imagens de satélite do pouco que restou deste importante bioma que já ocupou um dia 15% do território nacional.

Paulo André Vieira ·
27 de maio de 2013 · 10 anos atrás

Quando Pedro Álvares Cabral desembarcou por aqui em 1500, 1.315.460 km², ou 15% do território da Ilha de Vera Cruz, eram cobertos pela Mata Atlântica. De lá pra cá, se somarmos todos os fragmentos de floresta nativa acima de 3 hectares, somente 11% sobreviveram ao desmatamento causado pelo homem.

Neste dia 27 de maio é comemorado o Dia Nacional da Mata Atlântica, e como homenagem a este bioma tão importante, e tão ameaçado, selecionamos algumas imagens de satélite do pouco que restou do verde dessas florestas. Aprecie abaixo essas imagens retiradas do Google Earth.

Parque Nacional da Serra do Itajaí – SC

Parque Nacional da Serra dos Órgãos – RJ

Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba – RJ

Parque Estadual do Rio Doce – MG

Parque Nacional de Aparados da Serra – RS/SC

Parque Nacional do Caparaó – ES/MG

Parque Nacional do Iguaçu – PR

Parque Nacional de Itatiaia – RJ/MG

  • Paulo André Vieira

    Produtor Editorial formado pela UFRJ, atua em ((o))eco desde 2007 escrevendo sobre geojornalismo e cuidando da edição e gestão do site.

Leia também

Notícias
14 de janeiro de 2013

O Brasil visto pelos satélites da Nasa

Veja fotos incríveis do Brasil, como a Serra da Cangalha, a cratera causada pelo impacto de um meteoro mais bem conservada do Brasil.

Notícias
21 de janeiro de 2013

Nossos parques nacionais vistos do espaço

Os parques nacionais são a mais popular e antiga categoria de Unidades de Conservação no Brasil. Veja mapas interativos de alguns dos mais importantes.

Notícias
3 de fevereiro de 2013

As cores e as formas do Pantanal vistas do espaço

Para começar as comemorações do Dia Mundial das Zonas Úmidas, veja abaixo algumas imagens de satélite do pantanal.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta