Notícias

O crescimento de Palmas visto do espaço

Construída na era dos satélites, o surgimento e o crescimento da capital do Tocantins pode ser acompanhado através de imagens de satélite. Veja uma animação.

Redação ((o))eco ·
18 de novembro de 2013 · 11 anos atrás

A construção de Palmas, capital do estado do Tocantins, começou no dia 20 de maio de 1989 com o lançamento da pedra fundamental da cidade. No mesmo dia a primeira avenida já era aberta por um trator. Entre os anos de 2000 e 2010 apresentou a maior taxa média de crescimento anual de população, e segundo o IBGE já tinha 242.070 habitantes em 2012.

O que faz de Palmas objeto desta coluna é que, ao contrário de outras capitais brasileiras, o seu crescimento desde a fundação pode ser acompanhado através dos satélites do programa Landsat. Na animação abaixo é possível ver, em uma imagem de 1987, a região antes da construção da cidade. Alguns anos depois, em 1990, as primeiras ruas e avenidas já podem ser vistas cortando o cerrado brasileiro. Em 2004 o lago formado pela barragem da Usina Hidrelétrica de Lajeado, localizada a pouco mais de 54 km ao norte da cidade, faz com que o Rio Tocantins se aproxime de Palmas.

Veja abaixo a animação.

 

Leia também
O crescimento urbano visto do espaço
A presença do homem vista do espaço
As capitais brasileiras vistas do espaço
De Oiapoque até Chuí, as cidades vistas do espaço
Três décadas vistas do espaço

 

Leia também

Notícias
17 de janeiro de 2025

COP não será uma Copa, diz governo sobre Conferência do Clima de Belém

Anúncio de um possível mascote para a COP30, o Curupira, gerou debates sobre distorção do real objetivo da Conferência do Clima da ONU

Colunas
17 de janeiro de 2025

Nordeste Brasileiro: A Região esquecida no centro do debate climático

Enquanto o mundo discute COP30 na Amazônia, quem fala das lutas de uma região que conseguiu se reinventar depois de um processo violento da colonização e desafios climáticos profundos?

Notícias
17 de janeiro de 2025

Queimadas em Florestas Não Destinadas da Amazônia cresceram 64% no último ano

Área de floresta pública atingida pelo fogo em 2024 foi equivalente ao território de El Salvador. Análise foi feita pelo IPAM

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.