Notícias

O crescimento de Palmas visto do espaço

Construída na era dos satélites, o surgimento e o crescimento da capital do Tocantins pode ser acompanhado através de imagens de satélite. Veja uma animação.

Redação ((o))eco ·
18 de novembro de 2013 · 13 anos atrás

A construção de Palmas, capital do estado do Tocantins, começou no dia 20 de maio de 1989 com o lançamento da pedra fundamental da cidade. No mesmo dia a primeira avenida já era aberta por um trator. Entre os anos de 2000 e 2010 apresentou a maior taxa média de crescimento anual de população, e segundo o IBGE já tinha 242.070 habitantes em 2012.

O que faz de Palmas objeto desta coluna é que, ao contrário de outras capitais brasileiras, o seu crescimento desde a fundação pode ser acompanhado através dos satélites do programa Landsat. Na animação abaixo é possível ver, em uma imagem de 1987, a região antes da construção da cidade. Alguns anos depois, em 1990, as primeiras ruas e avenidas já podem ser vistas cortando o cerrado brasileiro. Em 2004 o lago formado pela barragem da Usina Hidrelétrica de Lajeado, localizada a pouco mais de 54 km ao norte da cidade, faz com que o Rio Tocantins se aproxime de Palmas.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Veja abaixo a animação.

 

Leia também
O crescimento urbano visto do espaço
A presença do homem vista do espaço
As capitais brasileiras vistas do espaço
De Oiapoque até Chuí, as cidades vistas do espaço
Três décadas vistas do espaço

 

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Colunas
14 de setembro de 2026

Um futuro digno depende do fim da bancada do agronegócio

O inimigo está na surdina, pronto para dar o bote: a bancada ruralista está em campo para manter sua hegemonia no Congresso e avançar com sua agenda de destruição da legislação ambiental

Externo
14 de setembro de 2026

Por que o oceano precisa ganhar mais espaço no próximo governo

Documento do Observatório do Clima reúne propostas para conservar o oceano, enfrentar a crise climática e proteger comunidades costeiras

Notícias
14 de setembro de 2026

Peixe das nuvens é descoberto em rio amazônico rodeado por ameaças

O pequeno peixe foi encontrado em apenas três localidades no sul do Amapá e seu habitat já está ameaçado pelo avanço do desmatamento, expansão urbana e até mineração

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.