Notícias

Deixe o panda-vermelho em paz

Apesar de protegido em todos os países nos quais vive, este simpático mamífero ainda sofre com a caça ilegal e a destruição do seu habitat.

Redação ((o))eco ·
14 de novembro de 2014 · 9 anos atrás

Panda-vermelho ([i]Ailurus fulgens[/i])fotografado no zoológico Drusillas Park, Inglaterra. Foto:
Panda-vermelho ([i]Ailurus fulgens[/i])fotografado no zoológico Drusillas Park, Inglaterra. Foto:

O panda-vermelho (Ailurus fulgens) é um pequeno mamífero arborícola nativo das regiões montanhosas do Himalaia, principalmente naregião leste, e do sul da China. Herbívoro, seu nome vem da palavra Nepali “ponya”, que significa tanto “animal comedor de planta” quanto “bambu”. A perda das florestas temperadas de altitude e a bambuzais é responsável pelo declínio das populações de pandas-vermelhos na maior parte de sua área de ocorrência. Esta destruição do habitat pela expansão humana, da agricultura, da pecuária e do extrativismo de recursos naturais é a maior ameaça à espécie. A caça ilegal também é outra importante ameaça: na China e em Myanmar, são caçados por sua pelugem distinta. O panda-vermelho está em perigo de extinção, classificado pela Lista Vermelha como um todo ‘Vulnerável‘.

 

 

Leia Também
Os preciosos golfinhos-de-hector
O leopardo-das-neves está numa fria
Rinoceronte-negro: o tempo está se esgotando

 

 

 

Leia também

Notícias
19 de abril de 2024

Levantamento revela que anta não está extinta na Caatinga

Espécie não era avistada no bioma havia pelo menos 30 anos. Descoberta vai subsidiar mudanças na avaliação do status de conservação do animal

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Salada Verde
19 de abril de 2024

Museu da UFMT lança cartilha sobre aves em português e em xavante

A cartilha Aves do MuHna, do Museu de História Natural do Araguaia, retrata 10 aves de importância cultural para os xavante; lançamento foi em escola de Barra do Garças (MT)

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.