Notícias

Reação

Se um dia da operação Ceriá foi dedicado a autuações nas mansões construídas irregularmente no Saco do Mamanguá, em Paraty (RJ), agora foi a vez das mais de 100 casas erguidas na Prainha de Mambucaba. Embora essa praia fique fora da APA de Tamoios, quase todas as construções, inclusive bares e campings, são irregulares porque não têm licença e estão em áreas de preservação permanente. Mas não foi fácil atuar ali. A equipe do Ibama foi surpreendida pela reação da população local, contrária aos embargos e autuações feitas nesta quarta-feira, com apoio dos Ministérios Públicos Estadual e Federal.

Andreia Fanzeres ·
8 de fevereiro de 2006 · 20 anos atrás
  • Andreia Fanzeres

    Jornalista. Coordena o Programa de Direitos Indígenas, Política Indigenista e Informação à Sociedade da OPAN.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Colunas
30 de julho de 2026

Quando negar já não basta: as novas faces da desinformação climática

Observamos como o negacionismo climático passou a conviver com estratégias de greenwashing e a transformar os principais responsáveis pela mudança do clima em agentes da solução

Notícias
29 de julho de 2026

Estudo alerta sobre impacto das mudanças climáticas na restauração ecológica

Para aumentar resiliência e adaptação climática em plantios de espécies nativas, estudo mapeia 48 Zonas de Transferência de Sementes no país com climas e condições similares

Análises
29 de julho de 2026

A reconstrução da política ambiental esbarra no déficit de servidores

Estudo identifica avanços na reconstrução da política ambiental e mostra como o déficit de pessoal reduz a capacidade do Estado de transformar planos em resultados

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.